Pesquisar
Close this search box.

Service Design For Insurance: CEO da add Palestra no Insurtech Brasil 2024

Service Design For Insurance
Service Design For Insurance

Transformando o Mercado de Seguros com Design de Serviço

Você conhece realmente os seus clientes? Sabe o significado de valor para eles? Por que você faz o que faz, da maneira que faz? Essas são algumas perguntas importantes quando o assunto é inovação em Seguros. E o Service Design pode ajudar a responder essas questões.

O tema chamou a atenção no Insurtech Brasil 2024, evento com foco em Inovação e Tecnologia para o mercado segurador, que reuniu mais de 80 especialistas em 30 horas de debate no dia 3 de julho, em São Paulo.

Foi assim que Aldo Pires, CEO na add, esgotou a capacidade máxima de participantes na sala 3 do evento. O executivo, convidado a conduzir a palestra ‘Service Design For Insurance’, explicou o motivo da importância da prática para o setor.

Com dados de mercado e cases de sucesso, Aldo mostrou como a metodologia funciona na prática e porque a add a utiliza junto aos seus clientes.

 

Aldo Pires- INSURTECH BRASIL
Créditos: Edu Viana

“Service Design ꟷ assim como o Design Thinking ꟷ é mais do que metodologia. É uma forma de pensar e agir que está ligada a processos e tem foco no cliente. Aliada a uma tecnologia para entregas rápidas e eficientes, como o low-code da OutSystems, potencializa resultados para Seguros. “

Aldo Pires, CEO add na Insurtech Brasil 2024

O que é Service Design?

Há diversas formas para a definição de Service Design, como a versão do Design Council (Reino Unido, UK), que utiliza a visão do design como política pública: “Design de Serviço é sobre tornar os serviços mais utilizáveis, intuitivos e desejáveis”.

Em suma, é sobre fazer com o que seu produto seja: atraente, eficiente, útil, e entregue com usabilidade. Quais de seus produtos atendem a todos esses requisitos?

O fato é que o Service Design ajuda a encontrar as respostas certas, oferecendo uma compreensão mais profunda do perfil, das necessidades e das expectativas dos consumidores. Assim, é possível desenvolver  ꟷ e cocriar ꟷ  soluções mais eficazes, elevar a produtividade de times e promover a integração de diferentes pontos de contato, com uma experiência experiência integrada e gratificante.

 

IA, Sandbox, Embedded Insurance e Open Insurance: Como lidar com os Novos Desafios de Seguros

O mercado segurador atravessa um novo momento, com normas regulatórias voltadas ao Open Insurance, ao SRO (Sistema de Registro de Operações) e ao Sandbox, por exemplo. Por isso, é preciso encontrar as soluções ideiais para o cenário.

Nesse contexto, o Service Design apoia a criação de produtos e serviços inovadores que atendem às novas demandas regulatórias e expectativas dos clientes com estratégias que reduzem riscos, perdas operacionais e erros humanos como lançamento de dados imprecisos em documentos e planilhas, atrasos na migração de sistemas legados , entre outros.

Desta forma, facilita a adaptação às mudanças, promovendo soluções que melhoram a experiência e a jornada do cliente, aprimoram processos internos e garantem a conformidade com as normas do setor.

Ao adotar o Service Design, as seguradoras podem se diferenciar no mercado, oferecendo soluções mais personalizadas, alinhadas às tendências e  às exigências da indústria de seguros.

Uma abordagem eficaz é aplicar os princípios do Design Thinking que, centrado no cliente, resulta em um produto final atraente e disruptivo. A metodologia, baseada na compreensão de que otimizar pontos de contato individuais é insuficiente, exige um redesenho completo do processo, de ponta a ponta. Também leva em conta que os consumidores não separam produtos ou serviços da experiência de comprá-los e utilizá-los, exigindo um projeto cuidadoso de todo o “pacote”.

Aldo Pires- INSURTECH BRASIL. Créditos: Edu Viana
Aldo Pires- INSURTECH BRASIL. Créditos: Edu Viana

Além disso, os líderes e gestores devem considerar o aumento da utilização da Inteligência Artificial. o maior destaque do momento, sem dúvidas. Aldo Pires lembrou que a IA pode gerar mais demanda e benefícios para o setor, mas também pode ser encarada como um novo desafio.

“Nos EUA, há casos de pessoas que aplicam algoritmos de IA para burlar fotos de veículos e simular sinistros”, destacou.

Por isso, é importante que as seguradoras tenham uma visão holística para compreender o contexto e o comportamento do cliente, e que estejam preparadas a lidar com os riscos do uso equivocado das novas tecnologias.

O Embedded Insurance (ou seguro integrado), é outro exemplo da necessidade de se reinventar e colocar o cliente no centro de todo o processo. Para conquistá-lo, é preciso inteligência de dados. Entender quem ele é, como, onde, quando e o que ele consome ꟷ  ou prefere consumir ꟷ  e só então oferecer um seguro no canal ideal e no momento exato para a oferta durante a sua jornada.

Inception para Seguros: Por que é Importante

O Inception é um serviço desenvolvido para acelerar a entrega, mitigar riscos e construir uma estratégia de desenvolvimento mais assertiva, com uma estimativa  precisa de esforço x custo do projeto.​

É um processo inicial de desenvolvimento e planejamento de produtos e serviços, fundamental para garantir um entendimento profundo do seu cliente. Ideal para quem deseja agregar valor (de verdade!) e resolver problemas reais dos segurados.

Além disso, o Inception contribui para que o novo produto ou serviço esteja alinhado com as tendências e regulamentações do mercado de seguros.

“Saber se você resolveu o problema certo, da forma correta, é o grande desafio. Não faz sentido investir da construção de uma solução sem essa garantia. O Inception apoia esse processo, com ferramentas e protótipos que agilizam as etapas”, explicou o CEO da add.

 

Aldo Pires- INSURTECH BRASIL. Créditos: Edu Viana
Créditos: Edu Viana

 

 

“É muito mais rápido você prototipar, testar e validar uma solução com o Inception. O custo de corrigir erros sem esse serviço, será muito mais caro”. 

Aldo Pires, sobre o Inception

Na palestra, o CEO da add deixou claro que, ao abraçar o Service Design, o setor de seguros não apenas se adapta às novas realidades, mas também se posiciona na vanguarda da inovação, garantindo uma experiência do cliente coesa e satisfatória desde o primeiro contato até a fase de pós-venda.

Quer acessar a palestra completa?

Compartilhar
LinkedIn
Facebook
X
Ícone raddar add

Inscreva-se no raddar

Fique por dentro das novidade e tendências em Inovação, Agilidade e Tecnologia.

raddar add