Seguros
Case de Sucesso: Projetos de Inovação e Tecnologia Para Seguros
Open Insurance
Open Insurance em números
O que é Open Insurance
O Open Insurance é um sistema que permite aos consumidores autorizarem o compartilhamento seguro de suas informações entre diferentes empresas de seguros, previdência complementar e capitalização credenciadas pela SUSEP.
O sistema é uma exigência da SUSEP para as empresas conveniadas e visa ser interoperável com o Open Banking, formando o Open Finance. Operado por APIs, padroniza o processo de compartilhamento de dados entre empresas, preservando a segurança e privacidade dos dados conforme as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Para quem é o Open Insurance
Feito para empresas conveniadas à SUSEP, que atuam com seguros, resseguros, previdência complementar e capitalização e sociedades processadoras de ordem do cliente.
Com a iniciativa, os consumidores podem compartilhar seus dados entre diferentes players com mais segurança e rapidez para conquista de ofertas personalizadas, enquanto as instituições participantes ganham oportunidades de novos negócios.
Por que escolher a add?
Para a implantação do sistema, é importante contar com uma empresa especializada em tecnologia, o que facilita a conclusão da obrigatoriedade do Open Insurance e o tempo de resposta das empresas.
Somos especialistas em soluções de tecnologia e inovação para Seguros, com mais de 25 anos de experiência em projetos de TI e Inovação para empresas do mercado segurador, desenvolvendo projetos para seguradoras de grande porte.
Nosso time conhece não só as melhores tecnologias como toda a mecânica de Seguros. Por isso, é capacitado a interagir com times de TI, Compliance e Negócios para agregar valor aos clientes de forma consistente.
SRO
SRO em números
O que é SRO
O SRO (Sistema de Registro de Operações) é um projeto de modernização do envio de dados à SUSEP – como registros de sinistros, prêmios pagos, entre outros – e supervisionado por empresas cadastradas como registradoras de operações de seguros.
O sistema torna obrigatório o envio dos dados em até 2 dias úteis e automatiza mecanismos de supervisão e governança. Para cumprir a normativa, as seguradoras devem revisar e padronizar processos internos antes de selecionar uma entidade registradora credenciada para a integração e envio dos dados.
Para quem é o SRO
Feito para empresas conveniadas à SUSEP, que atuam com seguros, resseguros, previdência complementar e capitalização. A não-adequação implica em multas ou penalidades para as empresas do setor.
Por que escolher a add?
Nosso time realiza o mapeamento e análise das informações, controlando de perto os possíveis ajustes para garantir agilidade no envio de dados, a conformidade exigida pela norma e a mitigação de riscos e fraudes.
Por meio de plataforma de registro eletrônico, disponibilizamos uma ferramenta com os processos e suporte necessário para as seguradoras cumprirem todas as etapas da circular, inclusive com o envio de dados à SUSEP em até 48 horas.
Somos especialistas em soluções de tecnologia e inovação para Seguros, com mais de 25 anos de experiência em projetos de TI e Inovação para empresas do mercado segurador, desenvolvendo projetos para seguradoras de grande porte.
BDPO
O que é BDPO
O BDPO (Base de Dados de Perdas Operacionais) é um banco de dados a ser constituído pelas companhias para armazenamento de informações relativas às suas perdas operacionais que devem ser enviadas à SUSEP, respeitando normas e padrões técnicos.
O BDPO add é uma solução desenvolvida especialmente para o mercado segurador.
O sistema atende às normas e padrões técnicos e oferece suporte para as empresas cumprirem todas as etapas do processo de Reporte de Perdas Operacionais no BDPO à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
A plataforma é aderente a qualquer ambiente tecnológico (Java ou .net) e com constantes evoluções, monitoradas por um time de suporte especializado na ferramenta.
Para quem é o BDPO
Seguradoras, entidades abertas de previdência complementar (EAPC), sociedades de capitalização e resseguradoras locais que apresentarem simultaneamente prêmio-base anual e provisões técnicas superiores a R$ 200.000.000 (duzentos milhões de reais).
Por que escolher o BDPO add?
Para reduzir perdas operacionais atuando na causa raiz e acelerar o processo de cumprimento às normas da SUSEP, criamos o BDPO add, composto por duas fases:
FASE 1
Na Fase 1, oferecemos suporte para o desenvolvimento dos controles responsáveis pela identificação, captura e classificação das perdas operacionais conforme sequência a seguir:
- Mapeamento dos processos da seguradora.
- Identificação dos processos relevantes sob a ótica do risco operacional, por meio de uma matriz de risco operacional.
- Controles para a detecção de perdas operacionais e mecanismos de captura: sistema contábil, jurídico e de pagamento, processo manual, etc.
- Controles para a detecção de eventos de recuperação e alteração associados às perdas operacionais.
- Classificação das perdas operacionais até o terceiro nível (padrão Novo Acordo de Basiléia e Consórcio ORIC).
- Definição de alçadas e responsabilidades.
FASE 2
Na Fase 2, o BDPO add é implantado para uma Gestão eficiente de Perdas e Riscos Operacionais. O sistema oferece uma ferramenta simples, objetiva e com ótima usabilidade:
- Hospedagem em nuvem.
- Módulo de configurações.
- Gestão da matriz de riscos em macroprocessos, processos, riscos e possíveis perdas categorizadas.
- Módulo de parametrização dos riscos.
- Template ou serviços de carga por importação de arquivos.
- Workflow de aprovação de eventos criados no sistema.
- Armazenamento de documentos comprobatórios nos eventos para consulta e download.
- Base de dados.
- Assistente para importação de dados de arquivos e planilhas.
- Web Service para integração com sistemas das seguradoras.
- Exportação de prévia do BDPO SUSEP (xml e csv) a qualquer momento para validação.
- Exportação do BDPO SUSEP com registro no histórico dos eventos enviados para a autarquia.
- Trilha de auditoria.
- Relatórios dinâmicos.
- Dashboards intuitivos e em REAL TIME.
- Validador do arquivo xml do BDPO SUSEP.
- Modalidade de LICENÇA DE USO.
- Suporte cinco dias por semana, das 9h às 18h.
- TREINAMENTO para até 10 pessoas.
Validador arquivo BDPO SUSEP
O Validador do BDPO SUSEP é uma aplicação para autenticar todos os eventos gravados no arquivo xml do BDPO que será entregue à SUSEP pela supervisionada (seguradora, resseguradora, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização) e garantir a integridade de preenchimento dos atributos e as regras definidas pela autarquia.
Para as supervisionadas clientes do produto BDPO add, ele representa a segurança de que todos os eventos criados desde o início da obrigatoriedade de constituição da base estão corretos em relação à estrutura, regras de integridade e relacionamentos estabelecidos pela autarquia. Para a add, representa a segurança de que seu produto atende plenamente a norma.
Inscreva-se no raddar
Fique por dentro das novidade e tendências em Inovação, Agilidade e Tecnologia.