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Usando Inteligência Artificial para Melhorar a Experiência do Cliente

Usando Inteligência Artificial para Melhorar a Experiência do Cliente
Usando Inteligência Artificial para Melhorar a Experiência do Cliente

Utilizar a inteligência artificial (IA) para aprimorar a experiência do cliente está ganhando popularidade entre as empresas. Por quê? Bem, não é segredo que manter os clientes felizes e satisfeitos é um fator chave para o sucesso do seu negócio. As capacidades da IA podem acelerar a entrega de experiências consistentes, suaves e envolventes que os clientes adoram. Isso é especialmente bem-vindo nesta era em que produtos podem se tornar virais em uma semana e os consumidores de repente começam a desejar algo novo. A IA permite que você responda com a agilidade necessária para fornecer experiências e serviços quase impecáveis que acompanhem a demanda.

A inteligência artificial aborda muitos dos desafios do serviço ao cliente de hoje, desde fornecer respostas mais precisas até reduzir os tempos de espera. E ela também pode ajudar sua empresa a criar o tipo de produtos e serviços que os clientes realmente desejam. Eles até podem se tornar sensações no TikTok, transformando sua marca em um nome conhecido. (É bom ter sonhos.)

Então, como exatamente a IA pode ajudar você a impressionar os clientes para que eles continuem voltando e até mesmo defendam sua marca ou empresa?

5 Maneiras de Utilizar a Inteligência Artificial para Melhorar o Atendimento e a experiência do Cliente

Com o ChatGPT e outras ferramentas de IA gerativas agora prontamente disponíveis, a inteligência artificial está no topo das prioridades de muitas empresas.
Algumas estão ansiosas para usar a IA para melhorar o atendimento ao cliente, mas outras estão preocupadas que os clientes possam se opor a isso.
Mas será que eles vão?
Aqui estão algumas estatísticas interessantes que mostram como as pessoas se sentem sobre o uso da IA no atendimento e na experiência do cliente, cortesia da SurveyMonkey e da Redpoint:

  • 52% dos consumidores têm interesse na IA que os auxilia em experiências com produtos, sites ou recursos.
  • 47% dos clientes estão interessados em obter ofertas personalizadas.
  • 42% dos clientes valorizam recomendações de produtos impulsionadas por IA.
  • 48% de todos os consumidores afirmam que interagiriam com a IA com mais frequência se isso tornasse sua experiência com uma marca mais fluida, consistente e conveniente.

Os fatos não mentem. Clientes e consumidores estão receptivos ao uso da IA em suas interações com sua empresa e acreditam que isso pode facilitar o engajamento.

Portanto, aqui estão 5 maneiras pelas quais você pode usar a IA para melhorar seu atendimento ao cliente:

  • Recomendações de produtos personalizadas.
  • Agilizar o atendimento ao cliente.
  • Prever as necessidades dos clientes.
  • Promover engajamento proativo.
  • Aprimorar o desenvolvimento de produtos.

Vamos analisar cada um desses aspectos com mais detalhes.

1. Personalize recomendações de produtos com IA

Um dos benefícios mais significativos e conhecidos da IA é sua capacidade de modelar, agregar e analisar rapidamente vastas quantidades de dados de maneira eficiente.

O poder das engines de recomendação

As engines de recomendação alimentadas por IA utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para analisar o comportamento e as preferências dos clientes, incluindo histórico de compras e navegação, juntamente com informações demográficas. Elas utilizam a saída dessas engines para fornecer sugestões de produtos adaptadas às necessidades e preferências de cada cliente individual.

O efeito da personalização

O nível de personalização oferecido pelas engines de recomendação encanta os clientes. Na verdade, de acordo com um estudo da Aberdeen e IBM33% dos clientes afirmam que as recomendações de produtos personalizadas fornecidas pela IA aumentam sua satisfação. Essas recomendações também são um método eficaz de venda cruzada e upselling, o que gera receita adicional.

2. Otimize o atendimento ao cliente com chatbots alimentados por IA.

Chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA podem ajudar a otimizar o atendimento ao cliente, de forma que as pessoas não sejam transferidas para vários agentes ou solicitadas a inserir as mesmas informações toda vez que conversam com um agente.

O poder dos chatbots

Chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA podem lidar com perguntas rotineiras e encaminhar problemas mais complexos para agentes humanos.
Os chatbots oferecem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Geralmente, possuem tempos de resposta mais rápidos do que os agentes humanos, reduzindo o tempo de espera dos clientes. Enquanto isso, seus agentes estão livres para se concentrar em problemas mais complexos. Usar chatbots como primeira linha de suporte também diminui o tráfego para outros canais de suporte.

Os benefícios do suporte ao cliente otimizado

Do ponto de vista dos seus clientes, o atendimento ao cliente impulsionado pela IA significa que eles não precisam preencher um formulário para fazer um pedido de informações simples.
A IA nos chatbots e assistentes virtuais pode interagir com eles de forma conversacional, consultando bases de conhecimento e outras fontes para obter respostas às suas perguntas, em vez de encaminhá-los para outro nível de suporte.

3. Preveja as necessidades dos clientes com modelos de IA e aprendizado de máquina.

A modelagem preditiva e análise impulsionadas pela inteligência artificial podem auxiliar o seu negócio a antecipar as necessidades dos clientes.

O poder da IA e da análise preditiva

Modelos de aprendizado de máquina podem ser usados para analisar volumes de dados históricos a fim de compreender padrões e tendências e prever o que o seu cliente pode precisar. Isso pode ser extremamente valioso. Na área da saúde, por exemplo, a inteligência artificial e o machine learning podem modelar dados de pacientes para prever condições de saúde, otimizar diagnósticos e sugerir planos de tratamento personalizados. No varejo, a IA pode identificar padrões e tendências que ajudam os varejistas a antecipar a demanda e personalizar estratégias de marketing, resultando em experiências aprimoradas para os clientes e aumento nas vendas.

Compreendendo o seu cliente para melhorar a experiência

Além disso, a inteligência artificial pode analisar feedback dos clientes, avaliações e publicações em mídias sociais para avaliar o sentimento dos clientes. Ao compreender como os clientes se sentem em relação aos seus produtos ou serviços, você pode identificar pontos problemáticos e áreas para melhoria. Então, é possível fazer as mudanças necessárias para aprimorar a experiência geral de aquisição e uso dos seus produtos ou serviços.

4. Capacite o engajamento proativo com processamento de linguagem natural.

Uma das oportunidades mais empolgantes para utilizar a IA a fim de melhorar o atendimento ao cliente, a satisfação e a experiência é a capacidade de engajar os clientes de forma proativa.

O poder de monitorar o sentimento do cliente com IA

Assim como algumas soluções alimentadas por IA podem analisar dados de sentimentos dos clientes em mídias sociais e avaliações, outras podem monitorar os mesmos canais para identificar clientes que possam estar enfrentando problemas. Ou podem descobrir clientes que podem ter dúvidas, mas ainda não entraram em contato.
Então, chatbots e assistentes virtuais guiados por IA, programados para responder a perguntas e mensagens, podem conversar com esses clientes em tempo real.

Respostas relevantes fornecidas pelo processamento de linguagem natural

Chatbots responsivos utilizam processamento de linguagem natural (PLN) para compreender o contexto e a intenção das mensagens e fornecer respostas relevantes sem intervenção humana.
Ao engajar-se proativamente com esses clientes, sua empresa previne potenciais problemas e proporciona uma experiência do cliente mais fluida.

5. Aprimore o desenvolvimento de produtos com IA e Machine Learning (ML).

A IA também pode auxiliar a melhorar a experiência geral do cliente ao possibilitar um desenvolvimento de produtos mais orientado por dados.

O poder das informações fornecidas pela IA

Ao utilizar modelos de IA para analisar feedback dos clientes, dados de uso e tendências de mercado em conjunto, é possível identificar áreas para aprimorar produtos ou obter ideias para novos produtos.
Esses modelos também podem priorizar recursos do produto que terão o maior impacto na satisfação do cliente.
A análise da IA oferece insights valiosos sobre as preferências dos clientes, pontos problemáticos e demandas, orientando as equipes de desenvolvimento de produtos na criação de soluções que ressoam com o público-alvo.

Como a redução do tempo de lançamento pode aumentar a satisfação do cliente

Ferramentas alimentadas por IA também podem facilitar prototipagem rápida e simulação do design do produto, com recursos como gêmeos digitais.
Como resultado, seus engenheiros e designers de produtos podem testar várias iterações virtualmente, reduzindo o tempo e os custos associados à prototipagem física.
Seus produtos novos e aprimorados chegam às mãos dos clientes mais rapidamente, o que é um passo crucial para melhorar a experiência do cliente.
A simulação rápida e os gêmeos digitais alimentados por IA podem impulsionar a inovação e melhorar a experiência geral do cliente ao longo do tempo.

Eleve a Experiência de Atendimento ao Cliente a um Patamar Superior com Low-Code

Seus clientes possuem expectativas elevadas. Experiências suaves e sem esforço são importantes para eles. A inteligência artificial pode desempenhar um papel crucial nessa equação. Para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas, você deve considerar construir aplicações que incluam as capacidades de IA necessárias para transformar a experiência do cliente. Existem ferramentas que podem ajudar.

Utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina, a plataforma de baixo código de alto desempenho da OutSystems oferece desenvolvimento acelerado, experiência do usuário aprimorada e análises avançadas. Ela também oferece conectores e recursos que permitem adicionar IA às suas aplicações web, móveis e de centro de contato.

Saiba mais sobre como a OutSystems pode ajudá-lo a construir aplicações com capacidades de IA visitando a página de IA para aplicações ou lendo este blog sobre o novo conector ChatGPT disponível na OutSystems Forge.

 

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