Numa indústria multinacional, aprovar pedidos de reajuste salarial, de promoção ou validar uma solicitação de férias era um processo complexo e lento, realizado manualmente em sistemas satélites (como planilhas e pilhas de documentos) totalmente fragmentados.
Líderes e gestores se empenhavam para fazer a evolução acontecer, mas ficavam sobrecarregados com tarefas administrativas repetitivas. Era preciso agir rápido.
Com presença marcante em mais de 80 países, a multinacional decidiu rever processos e automatizar a gestão de cargos e reajustes salariais na filial do Brasil, impactando mais de 4.000 colaboradores.
O Desafio:
A falta de integração entre os sistemas tornava a coleta e análise de dados uma tarefa árdua e propensa a falhas humanas.
Isso porque o sistema antigo operava isoladamente, com informações relevantes dispersas entre planilhas do Excel e documentos armazenados no Sharepoint, sem conexão clara, ágil e precisa.
Por isso, o time Labs add desenvolveu o Sistema de Reajuste Salarial, solução digital feita sob medida para apoiar as lideranças na Gestão de cargos e promoções.
O Projeto:
Utilizamos a plataforma low-code OutSystems para acelerar a integração dos sistemas, que tem conexão nativa com SAP e exclui a necessidade de acionar a consultoria SAP (que é paga!) para transformar uma função em API – o que é feito automaticamente em OutSystems – reduzindo muito os custos de TI para o cliente.
Além de fornecer o melhor controle de dados e agilidade no processo, a solução possibilitou uma redução drástica do tempo de resposta de avaliações e aprovações de férias, promoções de cargos e aumentos salariais, tornando o fluxo de trabalho mais fácil e intuitivo.
O Sistema:
Por ser construído em OutSystems, o tempo e o custo do desenvolvimento do projeto foram reduzidos, se comparado ao uso de tecnologias high-code.
Integrado ao ERP SAP, o sistema permite uma comunicação clara, rápida e eficaz entre colaboradores, líderes, profissionais de RH e diretores da empresa, já que todos têm acesso e conseguem ‘enxergar’ o sistema ao mesmo tempo.
O sistema também é capaz de gerar relatórios dinâmicos e personalizados, facilitando a avaliação on demand dos impactos e do histórico do colaborador por período, setor ou por valores.
Parâmetros, regras e filtros foram criados com inteligência e interfaces amigáveis para facilitar a extração de dados e o workflow dos líderes e do RH, contendo perfil dos colaboradores, gaps e qualificações necessárias para aprovação do reajuste ou promoção de cargos, por exemplo.
Nossos profissionais da add construíram também no sistema, um dashboard onde a diretoria pode visualizar não só o controle das solicitações como o impacto financeiro das promoções na folha de pagamento da companhia
O prazo inicial do projeto foi previsto para cinco meses (mas a fase de desenvolvimento durou em apenas dois meses!) e contou com um PMO e apenas dois desenvolvedores OutSystems full time, além de envolver a área de negócios e o time de SAP do cliente.
O Impacto:
Com o Sistema de Reajuste Salarial, os líderes e gestores passaram a ter acesso a uma plataforma unificada e intuitiva, onde facilmente podem aprovar solicitações, acompanhar o progresso de promoções e reajustes, e gerenciar o calendário de férias dos profissionais.
Essa transformação não apenas reduziu significativamente o tempo necessário para realizar tarefas administrativas, mas também melhorou a experiência dos mais de 4 mil colaboradores, proporcionando-lhes uma resposta mais rápida e transparente para as suas solicitações.
Benefícios:
Confira os principais ganhos da multinacional com a implantação do Sistema de Registro Salarial pela add:
– 40% no tempo de desenvolvimento;
+99,8% na eficiência do tempo de resposta;
75 dias em 3,5 horas (Lead Time de demandas reduzido);
+ de 4.000 colaboradores atendidos;
– Erros pela automação de processos;
+ KPI’s para tomada de decisão das lideranças;
+Relatórios intuitivos e personalizados;
+ Autonomia na Gestão do histórico e perfil dos colaboradores (por período, setor ou remuneração)
Conclusão
A implementação do sistema permitiu melhor controle e aprovação de promoções e aumentos salariais, além de reduzir o tempo total do ciclo necessário para a aprovação.
É mais qualidade, menos tempo e menos custo para qualquer projeto.
O desenvolvimento de softwares e a integração de sistemas legados feito em OutSystems pela add é uma solução que pode ser aplicada e customizada para empresas do setor de seguros e a todas que buscam:
Otimizar tempo;
Obter economia de custos;
Acelerar o lançamento de produto e serviços;
Conquistar o mercado construindo a melhor experiência para o seu cliente.
Conte com o time de especialistas da add e transforme seu projeto em realidade!