FAPES Digital

Muito além do código

Cliente

FAPES

Desafio

Implantar 6 aplicações em 42 dias;

Desenvolver Plataforma FAPES Digital 100% em low-code, com capacidade técnica para atender altas demandas e reduzir o tempo de resposta aos usuários.

Resultado

Integração das diversas plataformas com OutSystems;

​​Menor custo de manutenção;

​​Economia de 25% com custos de atendimento (em média); 

Apoio à tomada de decisão, principalmente para análise de crédito e autorização de procedimentos médicos;

​​4,7 mil acessos ao Portal de Serviços em 15 dias

Desafio
Solução
Resultado

O desafio de implantar seis aplicações em 42 dias para a área de negócios da FAPES – Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES, desde o levantamento até a produção, englobava muitos elementos para uma reestruturação tecnológica profunda.

O então CIO, André Côrte − que já conhecia todo o potencial da plataforma OutSystems − tinha o desafio de fazer a transformação acontecer e escolheu o time da add como parceira nessa jornada.

Em sua maioria, CIOs e equipes de TI buscam a agilidade no mundo dos negócios. Algumas abordagens permitem construir e entregar softwares e resultados muito mais rápido, e realizar atualizações (melhorias contínuas) em sprints de codificação.

É o caso da plataforma de desenvolvimento low-code, que já traz componentes prontos que podem ser reutilizados em novas aplicações. Ideais para a criação mais rápida de aplicativos, a plataforma de desenvolvimento low-code (baixo código) é perfeita para organizar componentes de aplicativos, dados e lógica.

Nosso time foi além de códigos e programas. Na estratégia inicial (antes de definir como implantar a plataforma OutSystems), construímos personas, estudamos comportamentos e criamos cenários para elaborar um portal com foco total na experiência do cliente.

Por isso, envolvemos um time de 10 profissionais multidisciplinares, como Analista de Requisitos, Web Design, Gerente de Projetos, Desenvolvedores e Arquitetos OutSystems, entre outros, rumo ao projeto.

Aqui, a metodologia add foi utilizada para levantamento de requisitos, baseada em técnicas e ferramentas do Design Thinking e LEAN que permitem uma análise profunda e um diagnóstico com baixo risco.

Compreendemos o que era fundamental para construir uma primeira versão do projeto e identificamos o que poderia ser aplicado como melhoria contínua e evoluções futuras.

Nosso time elaborou:

  • 100% do desenvolvimento do Back office (Back end e Front End);
  • Desenvolvimento de aplicações para os sistemas de atendimento;
  • Integrações com sistemas de CRM
  • Exposição de serviços para a área de clientes no site.

Além do desenvolvimento dos sistemas, preparamos o ambiente digital para a implantação da interface e de suas integrações.

Em todas as etapas utilizamos a plataforma OutSystems para o suportar a interface de atendimento, a área administrativa do portal e a integração de informações oriundas de sistemas legados distintos.

O projeto da Fapes foi 100% entregue em tempo recorde. O portal é utilizado por uma média de 14 mil associados, entre profissionais da central de atendimento da FAPES, funcionários e aposentados do BNDES, além de toda a rede credenciada e dos prestadores de serviço.

De forma inteligente, o sistema considera visões e dados de cada perfil de usuário para entregar resultados analíticos e sintéticos. Dentre suas funcionalidades estão:

Login para acesso a área do cliente;

Solicitação e follow-up de reembolso de consultas;

Pedidos de autorizações médicas para exames, internações e tratamentos;

Simuladores de empréstimos e financiamentos;

Análise de solicitação de empréstimos.

Como principais ganhos:

  • Redução do Parque Tecnológico com a integração das diversas plataformas no OutSystems
  • Menor custo com manutenção das aplicações sistêmicas (atualmente apenas a manutenção no Outsystems);
  • 25% menos custos com operações de atendimento (em média), que foram adaptadas ao meio eletrônico;
  • Apoio a tomada de decisão das áreas internas, principalmente para análise de crédito, autorização de procedimentos médicos;
  • 4,7 mil acessos ao Portal de Serviços nessas duas primeiras semanas.

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