A área de negócio da FAPES – Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – buscava uma solução ágil para acelerar o atendimento e melhorar a experiência dos clientes, que desejavam agilidade nos processos.
O alto volume de demandas e a necessidade de respostas mais rápidas para autorizações médicas e análises de crédito, levou a uma certeza: reconhecer que era hora de agir.
Com urgência por uma solução ágil e eficiente, decidiram investir em uma plataforma digital que pudesse otimizar processos e trazer resultados rápidos, garantindo a satisfação dos clientes.
Por isso, a plafaforma low-code OutSystems foi a opção escolhida para a integrar sistemas e fazer a transformação acontecer.
Isso porque a OutSystems já traz componentes prontos para reutilizar em novas aplicações e acelera muito a entrega de soluções digitais. Ideais para a criação mais rápida de aplicativos, a plataforma de desenvolvimento low-code (baixo código) é perfeita para organizar componentes de aplicativos, dados e lógica, com segurança e ferramentais de Inteligência Artificial.
Descubra como apoiamos a FAPES nesse case de sucesso.
Desafios
Para reduzir o tempo de resposta aos clientes e atender uma alta quantidade de solicitações, a área de negócios da FAPES – Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – percebeu a necessidade de desenvolver uma solução digital o quanto antes.
O desafio lançado pelo então CIO da FAPES − que já conhecia todo o potencial da plataforma low-code OutSystems e desejava fazer a transformação acontecer junto com o time add – foi: criar o portal FAPES Digital e implantar seis aplicações em 42 dias, desde o levantamento até a produção, o que englobava muitos elementos para uma reestruturação tecnológica profunda.
O Projeto
Nosso time foi muito além de códigos e programas. Na estratégia inicial (antes de definir como utilizar a plataforma OutSystems), aplicamos técnicas e ferramentas baseadas no Lean e Design Thinking para levantamento de requisitos, pois permitem uma análise profunda e um diagnóstico completo com baixo risco.
Construímos personas, estudamos comportamentos e criamos cenários ideais para elaborar um portal com foco total na experiência do cliente (CX).
Desta forma, compreendemos o que era fundamental para construir uma primeira versão do projeto e identificamos o que poderia ser aplicado como e evoluções futuras.
Além do desenvolvimento dos sistemas, preparamos o ambiente digital para a implantação da interface e de suas integrações.
Em todas as etapas utilizamos a plataforma low-code OutSystems para o suportar a interface de atendimento, a área administrativa do portal e a integração de sistemas legados distintos.
Nosso time add elaborou:
Plataforma Digital 100% em Low- Code
Desenvolvimento do Back office (Back end e Front End);
6 Aplicações em 42 Dias para Sistemas de Atendimento;
Integrações Nativas com Sistemas Legados e CRM;
Visibilidade de Serviços para a Área do Cliente no Site
No projeto, envolvemos um time de 10 profissionais multidisciplinares, como:
Analista de Requisitos
Web Design
Gerente de Projetos
Desenvolvedores OutSystems
Arquitetos OutSystems e outros.
Impacto
A implementação bem-sucedida do novo portal pelo time add trouxe uma série de benefícios significativos para a FAPES, incluindo:
Benefícios
A implementação do portal FAPES Digital com a plataforma low-code OutSystems gerou benefícios tangíveis, como:
Melhoria na Experiência do Cliente (CX): Interface focada no cliente, proporcionando uma jornada mais intuitiva e ágil.
Economia de Custos: Redução de complexidade nos processos de atualização e manutenção de TI, diminuindo custos operacionais a longo prazo.
Decisões mais Rápidas e Assertivas: Ferramentas aprimoradas para análise de crédito e autorização de procedimentos médicos, acelerando a tomada de decisão.
Aumento de Tráfego e Melhor CX: O novo portal FAPES Digital atraiu 4,7 mil acessos ao Portal de Serviços em apenas 15 dias, demonstrando sua aceitação e eficácia.
Conclusão
O desenvolvimento de softwares e a integração de sistemas legados
feito em OutSystems pela add é uma solução que pode ser aplicada e customizada para empresas do setor de seguros e a todas que buscam:
Otimizar tempo;
Obter economia de custos;
Acelerar o lançamento de produto e serviços;
Conquistar o mercado construindo a melhor experiência para o seu cliente.
Conte com o time de especialistas da add e transforme seu projeto em realidade!