Desafio
A Berkeley – empresa com mais de 20 anos no mercado de equipamentos médicos – desenvolve formas de gerar mais valor para seus clientes por meio da venda, manutenção e treinamentos no que se refere a equipamentos e insumos médicos.
Seguindo esta premissa, o time de inovação da add se uniu a um grupo de executivos da Berkeley para cocriar e validar uma nova plataforma que promete melhorar a experiência do cliente (CX) da Berkeley e potencializar novas possibilidades de negócios.
Um grupo de trabalho formado por consultores da add e colaboradores Berkeley realizaram um diagnóstico dos principais processos da empresa, considerando as expectativas dos clientes e as possibilidade tecnológicas disponíveis para apoiar o business.
Solução
Atentos ao movimento de Transformação Digital − que vem pautando a criação e modernização de vários negócios − designamos um time estratégico da add, formado por consultores de inovação e designer UX para desenhar, prototipar e validar uma nova plataforma digital voltada ao atendimento, execução e gestão de vendas.
Um cronograma de encontros foi elaborado para facilitar todo o processo. Durante as reuniões, o grupo de trabalho da Berkeley e da add repensaram os fluxos e a proposta de valor da empresa, e realizaram um mergulho profundo na cultura organizacional para compreender cada necessidade listada e identificar os desejos reais dos usuários.
Utilizando a abordagem Design Sprint – método criado e chancelado pela gigante Google, a add concebeu o protótipo (de alta fidelidade) de um aplicativo web que visa facilitar o contato entre o clientes e vendedores/consultores da Berkeley, além de permitir a compra de insumos e equipamentos de forma rápida e prática.
Resultado
Todo este processo foi realizado de forma colaborativa e ágil, seguindo uma agenda de seis dias de trabalho. O resultado final do MVP Making by add foi o seguinte:
Entrega de um protótipo em alta fidelidade, identificando o tipo ideal de aplicativo a ser desenvolvido para conduzir a jornada da empresa rumo à Transformação Digital, ampliar o market share, reduzir custos e otimizar tempo;
Validação junto ao cliente sobre os valores e benefícios desejados pelos guests e a tangibilização das possíveis formas de entrega destes valores por meio da tecnologia;
Alinhamento e equiparação de conhecimentos sobre o negócio entre todos os atores envolvidos, ampliando o engajamento do time.