Com um amplo ecossistema de aplicações, a FAPES – Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – enfrentava obstáculos para garantir a agilidade necessária às suas operações.
O cenário estava fragmentado. Cada setor tinha um sistema próprio, o que dificultava a eficiência operacional.
A Gestão de TI se via forçada a ‘apagar incêndios’, em constante luta para garantir segurança e qualidade, sem espaço para focar em iniciativas estratégicas ou inovação.
A falta de sistemas integrados gerava desafios como:
Aumento de Custos em TI
Alto Risco de Falhas nos Sistemas
Pouca Agilidade em Processos
Experiência do Usuário (UX) Comprometida
Foi então que surgiu uma nova oportunidade: a criação de uma plataforma única, capaz de unificar esse ecossistema complexo. O objetivo era claro: reduzir o excesso de aplicações e sistemas, e fazer isso no menor tempo possível.
Quer saber como a add colaborou com a FAPES? Continue a leitura.
Desafios
Implementar uma solução para aprimorar a Gestão de TI com sistema seguro, ágil e simplificado, permitindo o controle eficiente de todas as operações.
O objetivo traçado foi criar uma plataforma única com capacidade para acompanhar o crescimento da empresa, integrando o ecossistema de aplicações.
Assim, seria possível promover escalabilidade, melhorar a experiência do usuário (UX), reduzir custos de manutenção e operação, e acelerar o time-to-market.
O Projeto
Na fase inicial do projeto, a metodologia add foi utilizada para levantamento de requisitos e realização do MVP Making, com técnicas e ferramentas de Design Thinking e Lean.
Feito esse processo, a plataforma low-code OutSystems foi a opção escolhida e utilizada para suportar a interface de atendimento, a área administrativa do portal e a integração de informações nativas de sistemas legados distintos.
Com componentes inteligentes e customizáveis da OutSystems, o time add realizou a unificação de sistemas e integração com ERP da empresa em curto prazo (3 meses), o que gerou:
Simulações para três modalidades de empréstimos;
Cruzamento de dados para adesão de empréstimos conforme o histórico do cliente;
Módulos para contabilização e capitalização do montante concedido;
Negociação de inadimplência, e muito mais.
Impacto
Benefícios
O projeto da add para a integração de sistemas em low-code gerou ganhos para a FAPES que vão além da TI. Confira.
Produtividade: Unificação e automação de processos, aumentando a eficiência da equipe;
Economia e Inovação: Menos custos com manutenção de sistemas legados, liberando recursos para inovação;
Agilidade na TI: Time com foco em atividades estratégicas, graças à simplicidade da plataforma low-code;
CX Eficiente: Processos mais rápidos, elevando a satisfação e experiência dos usuários.
Gestão Centralizada: Maior controle e visibilidade, facilitando decisões e monitoramento de dados.
Escalabilidade e Melhoria Contínua: Plataforma flexível e customizável, adaptável às mudanças do mercado.
Conclusão
O uso da tecnologia low-code, em conjunto com práticas de design centrado no usuário e integrações inteligentes, garantiu uma redução de custos operacionais, melhora no time-to-market e uma experiência superior para os clientes.
A empresa agora possui uma plataforma sólida, ágil e escalável, gerando resultados tangíveis e uma base sólida para a expansão futura.
O desenvolvimento de softwares e a integração de sistemas é uma solução digital que pode ser aplicada e customizada para empresas do setor de seguros e a todas as demais que buscam:
Otimizar tempo;
Obter economia de custos;
Acelerar o lançamento de produto e serviços;
Conquistar o mercado construindo a melhor experiência para o seu cliente.
Conte com o time de especialistas da add e transforme seu projeto em realidade!