Fonte: OutSystems
Autor: Forsyth Alexander
Na pesquisa da OutSystems sobre desenvolvimento de aplicativos de 2020, 21% dos 2.200 profissionais de TI disseram que estavam mudando mais rápido do que seus concorrentes, e 19% e 21% disseram que poderiam entregar aplicativos móveis e web, respectivamente, em 1-2 meses ou menos.
Como eles fazem isso?
De acordo com o relatório Velocidade de mudança , eles usam tecnologia de desenvolvimento de aplicativos moderna que direciona o foco no cliente e aumenta sua velocidade. Mas antes que você se apresse e invista em uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos que promete velocidade, há alguns aspectos a serem considerados para garantir que você invista com sabedoria.
Interessado em saber o que mais há no relatório Velocidade de mudança? Obtenha sua cópia aqui.
Pronto para desenvolver um aplicativo em alta velocidade? Não tão rápido.
Considere tudo o que está envolvido em codificar manualmente um aplicativo, dimensioná-lo e alterá-lo não muito depois de seu lançamento.
Descrever o processo de desenvolvimento aumentaria a duração deste post para proporções de Guerra e paz. E meu chapéu figurativo vai para todos os designers, desenvolvedores e arquitetos que passam até 12 meses fazendo isso.
Mas, e se for um aplicativo de cuidado virtual que deve entrar no ar em um mês?
Esse tipo de período de tempo provavelmente está fora do alcance do desenvolvimento tradicional. Felizmente, é fácil encontrar uma plataforma para acelerar o desenvolvimento.
O burburinho sobre códigos baixos e sem códigos atingiu um nível febril nos últimos anos. Para ser honesto, espero que minha mãe anuncie que vai lançar o Audrey’s No-Code Kitchen no mês que vem.
Deixando a plataforma imaginária da mamãe de lado, essas soluções geralmente correspondem ao hype de desenvolvimento rápido. A maioria permite que todos os tipos de usuários – do financeiro a um engenheiro de software experiente – criem um aplicativo funcional rapidamente.
Portanto, com tanto para escolher, como sua organização seleciona um? Se o objetivo for simplesmente velocidade, essa pergunta pode ser difícil de responder.
No entanto, se você considerar tudo o que deseja que seu aplicativo faça, como executar conforme o esperado, dimensionar e conectar-se a dados e outros sistemas, a decisão ficará mais fácil.
Desenvolvendo aplicativos corretamente: não aceite compromissos
Muitas plataformas construídas para desenvolver rapidamente aplicativos corporativos e móveis apresentam uma compensação.
Claro, eles estão prontos em nenhum momento e funcionam conforme o esperado para um pequeno grupo ou um test drive. Mas quando é hora de escalar, integrar com sistemas existentes ou trabalhar sob condições extremas, como um aplicativo de banco móvel na Black Friday, é outra história.
O aplicativo pode entrar em colapso sob o peso de requisitos funcionais e não funcionais. Nesse cenário, o tempo economizado pelo desenvolvimento rápido é negado, pois todos se esforçam para corrigir a situação.
Tornar a segurança e a solidez arquitetônica centrais para qualquer aplicativo, especialmente com a transformação digital, do local de trabalho e da saúde em alta demanda, significa abrir mão dos ganhos obtidos com a construção rápida?
Não. Existem plataformas que incluem tecnologia de IA e automação que ajudam os líderes de TI a visualizar e administrar arquiteturas complexas de portfólio cruzado. Eles podem identificar problemas no início do ciclo de vida de desenvolvimento, acelerando assim o desenvolvimento e evitando dívidas técnicas.
A automação adicional adiciona camadas de segurança para que você possa implantar aplicativos móveis que são mais resistentes a intrusão, violação e engenharia reversa.
Assim, com a plataforma certa, é possível desenvolver aplicativos de som e qualidade com muito mais rapidez. Mas o que acontece quando o que você desenvolveu precisa ser atualizado ou se a tecnologia subjacente precisa ser alterada?
Sem choque futuro: Resolvendo requisitos de software em constante mudança
Ninguém pode prever o futuro. Quando eu era criança, disseram-me que o futuro significaria viajar no espaço sideral, não no ciberespaço. Dito isso, é virtualmente impossível lançar um aplicativo de qualidade e nunca mais alterá-lo. Sua adoção e uso ao longo do tempo irá inspirar mudanças e atualizações. Por exemplo, um aplicativo de cuidado virtual pode precisar de uma atualização para incluir um bot Q e A.
É neste ponto que quase todas as plataformas no espaço de baixo código têm que sair da corrida. Eles simplesmente não estão equipados para o futuro. A maioria é ad hoc, exigindo muito trabalho que deve ser automatizado e tem curvas de aprendizado acentuadas e um tempo prolongado de valorização.
Eles não apenas não levam em consideração o fato de que os aplicativos precisam se transformar com o tempo, mas também não reconhecem que a tecnologia também é fluida. Basta olhar para o que aconteceu com tecnologia nos últimos 10 anos – computação sem servidor, microsserviços, Kubernetes e a lista continua.
Se uma plataforma não permite que os desenvolvedores mudem um aplicativo ou se ajustem a uma nova tecnologia com a mesma rapidez com que foi desenvolvida, ela não pode oferecer a velocidade necessária neste novo mundo digital definido pela pandemia.
Entregar um aplicativo em duas semanas que leva meses para mudar não é um desenvolvimento rápido.
O que você precisa fazer é procurar uma plataforma que automatize a análise e depuração do impacto da dependência, facilite a troca de aplicativos móveis e os empacote para as lojas de aplicativos com um clique e se ajusta automaticamente para permitir novas tecnologias.
Deve verificar continuamente centenas de pontos de mudança típicos e remover as suposições e a repetição do desenvolvimento e entrega.
Acelere todos os aspectos do desenvolvimento de aplicativos
Em sua busca por um desenvolvimento rápido, você precisa de uma plataforma de aplicativos que acelere drasticamente o processo de desenvolvimento de aplicativos de classe empresarial, ao mesmo tempo que oferece níveis de flexibilidade sem precedentes.
Procure uma plataforma que permita acelerar os atrasos, liberar aplicativos de qualidade e, em seguida, adaptar rapidamente seus aplicativos em sincronia com as necessidades em evolução de seus negócios, ao mesmo tempo em que acompanha as tendências emergentes em tecnologia.