OutSystems e SAP: Integração Nativa Reduz Lead Time em Multinacional da Indústria

Low-Code Automatiza Gestão de Cargos e Promoções em Apenas 3 Meses
OutSystems para Indústria: Integração Nativa com SAP Reduz Lead Time em Multinacional
OutSystems para Indústria: Integração Nativa com SAP Reduz Lead Time em Multinacional

Numa indústria multinacional presente em mais de 80 países, o processo fragmentado de aprovar promoções, reajustes salariais e solicitações de férias era lento e complexo, feito manualmente em sistemas satélites (como planilhas e pilhas de documentos), sobrecarregando gestores com tarefas repetitivas.

Para agilizar a gestão, a empresa decidiu automatizar esses processos na filial do Brasil, impactando mais de 4.000 colaboradores.

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Desafios

A falta de integração entre os sistemas tornava a coleta e análise de dados uma tarefa árdua e propensa a erros humanos.

Isso porque o sistema antigo operava isoladamente, com informações relevantes dispersas entre planilhas do Excel e documentos armazenados no Sharepoint, sem conexão clara, ágil e precisa.

Por isso, o time Labs add desenvolveu o Sistema de Reajuste Salarialsolução digital feita sob medida para apoiar as lideranças na Gestão de cargos e promoções.

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O Projeto

Utilizamos a plataforma low-code OutSystems para acelerar a integração dos sistemas, que tem conexão nativa com SAP. Essa abordagem exclui a necessidade de acionar a consultoria SAP (que é paga!) para transformar uma função em API – o que é feito automaticamente em OutSystems – reduzindo muito os custos de TI para o cliente.​

Além de fornecer o melhor controle de dados e agilidade no processo, a solução possibilitou uma redução drástica do tempo de resposta de avaliações e aprovações de férias, promoções de cargos e aumentos salariais, tornando o fluxo de trabalho mais fácil e intuitivo.

Além de oferecer um controle de dados aprimorado e agilidade no processo, a solução trouxe benefícios notáveis:

Pouca Agilidade em ProcessosAgilidade nos Processos: Diminui (e muito!) o tempo de resposta em avaliações e aprovações de férias, promoções e aumentos salariais.

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Facilidade de Uso: Fluxo de trabalho mais intuitivo, permitindo que os usuários naveguem com facilidade na plataforma.

Controle de Dados Aprimorado: Melhora na coleta e análise de informações, garantindo decisões mais informadas.

Prevenção-de-FraudesRedução de Erros: Minimiza falhas humanas, aumentando a precisão nas aprovações e registros.

O Sistema

Por ser construído em OutSystems, o tempo e o custo do desenvolvimento do projeto foram reduzidos, se comparado ao uso de tecnologias high-code.

Integrado ao ERP SAP, o sistema permite:

Comunicação clara, rápida e eficaz entre colaboradores, líderes, profissionais de RHdiretores da empresa, já que todos têm acesso e conseguem ‘enxergar’ o sistema ao mesmo tempo;

Relatórios dinâmicospersonalizados, facilitando a avaliação on demand dos impactos e do histórico do colaborador por período, setor ou por valores.

Parâmetros, regras e filtros foram criados com inteligênciainterfaces amigáveis para facilitar a extração de dados e o workflow dos líderes e do RH, contendo perfil dos colaboradores, gaps e qualificações necessárias para aprovação do reajuste ou promoção de cargos, por exemplo. ​

Nossos profissionais da add construíram também no sistema, um dashboard onde a diretoria pode visualizar não só o controle das solicitações como o impacto financeiro das promoções na folha de pagamento da companhia.

O prazo inicial do projeto foi previsto para cinco meses (mas a fase de desenvolvimento durou em apenas dois meses!) e contou com um PMO e apenas dois desenvolvedores OutSystems full time, além de envolver a área de negócios e o time de SAP do cliente.

 

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O Impacto

Com o Sistema de Reajuste Salarial, os líderes e gestores agora têm acesso a uma plataforma unificada e intuitiva, onde facilmente podem aprovar solicitações, acompanhar o progresso de promoções e reajustes, e gerenciar o calendário de férias dos profissionais.

Essa transformação não apenas reduziu significativamente o tempo necessário para realizar tarefas administrativas, mas também melhorou a experiência dos mais de 4 mil colaboradores, proporcionando-lhes uma resposta mais rápida e transparente para as suas solicitações.

Essa transformação trouxe resultados significativos:

Ícone PróximoAcesso Centralizado: Plataforma unificada que facilita a aprovação de solicitações e o acompanhamento de processos.

Ícone PróximoRedução do Tempo de Tarefa: Menos tempo gasto em tarefas administrativas, permitindo que os gestores se concentrem em atividades estratégicas.

Ícone PróximoMelhoria na Experiência do Colaborador: Respostas mais rápidas e transparentes para as solicitações dos mais de 4.000 colaboradores.

Ícone PróximoGestão Eficiente de Férias: Controle aprimorado do calendário de férias, evitando conflitos e aprimorando a organização.

Ícone PróximoMelhoria na Comunicação: Fluxo de informações claro entre as equipes, agilizando o processo de gestão.

Ícone PróximoAumento da Satisfação: A transparência e a agilidade no processo resultaram em maior satisfação entre os colaboradores.

Ícone PróximoAutomatização de Processos: Reduz a carga de trabalho manual, permitindo que os líderes se concentrem em tarefas estratégicas.

 

Acesso Rápido a Informações: Centraliza dados relevantes, facilitando a tomada de decisões informadas e ágeis.

Redução de Erros: Minimiza falhas humanas, aumentando a precisão nas aprovações de reajustes e promoções.

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