Pesquisar
Close this search box.

Inception add

Como e por que usar?
Inception add
Inception add

Não importa o tamanho da empresa: na Era da Indústria 4.0, as máquinas ditam as regras, e tudo é ‘para ontem’. Por isso, a tecnologia – junto à criatividade e à cultura de dados – é a melhor aliada para negócios que buscam explorar novos mercados e construir soluções on demand, automatizadas, de forma rápida e sem erros.

E quem atua com desenvolvimento de projetos de softwares sabe que inovar costuma ser um processo complexo e demorado, com desafios que podem prejudicar o sucesso do projeto, como:

  • Escopo pouco detalhado;
  • Prazo curto;
  • Budget restrito;
  • Baixa previsibilidade de riscos
  • Resistência a mudanças;
  • Dificuldade de comunicação entre os times de TI e Negócios;

É aqui que o Lean Inception entra em cena.

Quando o assunto é lançar uma solução digital, cada segundo conta. Tomar a decisão correta faz com que empresas ganhem tempo e competitividade, inovando antes da concorrência. Mas que tipo de inovação é realmente útil:

  • Que valor essa solução agrega ao cliente?
  • Quais as funcionalidades essenciais para funcionar?
  • Quanto devo investir?
  • O investimento vale a pena?

É nesse cenário que o Lean Inception, uma técnica ágil de construção de projetos, pode ajudar.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o conceito e como funciona.

O que é Lean Inception?

Lean Inception é uma prática colaborativa criado por Paulo Caroli que ajuda a acelerar a criação de produtos digitais de sucesso e o desenvolvimento ágil de projetos de forma enxuta.

A prática faz parte da fase conhecida como Product Discovery, e visa conformar o escopo de um projeto em uma semana, sendo muito utilizada para a construção de MVP (Produto Mínimo Viável), uma versão mais simples de um produto, que reduz ao máximo custos e funcionalidades desnecessárias, reduz incertezas e consolida soluções inovadoras.

É uma etapa fundamental para validar o projeto (com organização, visão sistêmica e criatividade), direcionar times, e pensar a aceitação do produto com foco na geração de valor para os clientes, antes que ele chegue efetivamente ao mercado.

A partir de então, o seu projeto passar para a fase seguinte: lançar o produto com melhor time-to-market e maior assertividade, sem desperdiçar tempo e recursos.

Mas é possível saber se o seu projeto realmente precisa de uma Lean Inception? Quando fazer e por onde começar?

Pensando nisso, vamos explicar como funciona o Inception ­da add.

O que é Inception add (e por que você deve usar)?

Se você tem um projeto que vai gerar inovação na sua empresa e busca mais clareza no escopo, mais certeza (previsibilidade) de prazos e menos desperdício de tempo e dinheiro, o Inception add pode ajudar com uma solução rápida e inteligente.

É  hora de tangibilizar a estratégia com uma solução escalável para seu público por meio do uso de tecnologias como Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, entre outras.

Por isso, a add se baseia no Lean Inception para desenvolver e simplificar projetos de engenharia de software de alta complexidade que requerem integrações robustas em diversas estruturas.

O objetivo do Inception add é otimizar recursos e energiadetalhar custos e processos para mitigar riscos, organizar o projeto, e direcionar seu time para o caminho certo: comercializar um produto viável com redução de custos.

Assim, é possível construir produtos de sucesso com agilidade e assertividade poupando tempo e recursos.

Em quanto tempo o Inception é realizado? E como?

Para dar visibilidade ao cliente sobre cronograma, custo, escopo e riscos do projeto, o Inception add define uma visão estratégica do produto (o que, por que, para quem e como fazer) em curto prazo: de 4 a 6 semanas em média.

O processo de Inception add conta com um time de especialistas em inovação e tecnologia que entende o desafio do cliente, analisa o cenário, avalia as oportunidades e identifica os desafios, para definir junto ao cliente um conjunto de atributos importantes (com o MVP Canvas) que impactam o planejamento e execução de um projeto de sucesso. São eles:

Ícone maisVisão do Produto

Ícone maisObjetivos de Negócio

Ícone maisPersonas

Ícone maisJornadas do Usuário

Ícone maisServices Blueprints

Ícone maisFuncionalidades

Ícone maisMatriz de Priorização MOSCOW

Ícone maisDependências

Ícone maisRiscos e Ações de Mitigação

Ícone maisResultados Esperados

Ícone maisMétricas de Sucesso

Ícone maisCusto e Cronograma

Cada fase é importante para criar ou reformular um produto digital antes de começar a desenvolver códigos e procedimentos.

Quando devo fazer o Inception?

Considerando as etapas do ciclo de vida de um projeto como Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento, no método ágil a fase de Inception seria a fase inicial do projeto, quando as áreas de TI  e Negócios têm um esboço de produto em mente (MVP) e estão ocorrendo as premissas, conduzida antes dos Sprints – fase de construção. Ou quando o time não está mais alinhado com a direção inicial, caminhando em direções diferentes das orientadas inicialmente.

Portanto, é um ótimo momento para iniciar o Inception.

Desta forma, ele garante ao seu projeto:

Ícone raddar addSegurança

Ícone Outsourcing - Excelência operacionalPerformance

 Ícone Outsourcing - Segurança, confiança e crescimentoAgilidade
 Ícone MissãoAssertividade

Ícone Outsourcing - Equipes focadas em resultadosSucesso

Quer saber mais sobre o Inception e como desenvolver projetos ágeis?

Compartilhar
LinkedIn
Facebook
X
Ícone raddar add

Inscreva-se no raddar

Fique por dentro das novidade e tendências em Inovação, Agilidade e Tecnologia.

raddar add