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A Era do Business Agility Reduz Lead Time de Projetos na SulAmérica

Como a Transformação Ágil mudou a cultura e integrou áreas de TI e Negócios numa das maiores seguradoras do país
SulAmérica Seguros Método Ágil Interativo SulAmérica MAiS
SulAmérica Seguros

Em 2016, quando nosso time de inovação chegou à SulAmérica, identificou o seguinte cenário: de um lado, milhões de clientes com alta demanda de atendimentos por dia. Do outro, processos, gestão e desenvolvimento de projetos que apresentavam alto lead time e precisavam ser revistos para alavancar seu valor agregado nas entregas.

Por isso, a área de TI da SulAmérica decidiu contar com a add para escalar o conceito de Agilidade e dar tração aos benefícios da Transformação Ágil, levando assim a metodologia a todos os setores da empresa, principalmente para a área de Negócios, que conquistou maior engajamento e integração com o time de projetos.

O Desafio

Escalar a transformação ágil numa das maiores seguradoras do país, com 7 milhões de clientes e mais de 120 anos de história. Esse foi o nosso desafio na SulAmérica, eleita a seguradora mais inovadora do Brasil pela PwC em 2020 e o maior grupo segurador independente do Brasil.

O objetivo era claro: reduzir o lead time dos projetos para no máximo seis meses, com uma equipe capaz de desenvolver e entregar resultados, sem abrir mão da qualidade para atender o time to market.

Era preciso preparar os times para enxugar custos e processos desnecessários, mudar a percepção de valor dos colaboradores e promover a sinergia entre os setores. Fazer com que enxergassem empresa, o cliente e o mercado como organismos vivos e mutáveis, que exigem skills como adaptabilidade, capacidade de respostas rápidas e senso de dono (ownership).

Então por que não trabalhar junto, em parceria com o cliente, compartilhando a responsabilidade do negócio (de verdade!) e descobrindo juntos o “fazer mais com menos”?

O Projeto

Para implementar uma nova cultura e gerar processos eficientes, ágeis e simples de ponta a ponta, nosso time colaborou com as seguintes ações que reduziram desperdícios e aumentaram a produtividade:

Priorização de tarefas com maior valor agregado para o cliente final;

Desburocratização de procedimentos para implantar o Business Agility;

Liquidação de gaps na entrega de produtos;

Capacitação personalizada de equipes com mentoria e coaching

Mapa do processo de construção do MAiS
Mapa do processo de construção do MAiS

diagnóstico do contexto indicou que o projeto deveria começar pela área de Saúde da empresa, com a proposta de implementar soluções de Business Agility, o que resultou na cocriação de um método totalmente inovador e interativo, o Método Ágil Interativo SulAmérica (MAiS). 

Roadmap de implantação
Roadmap de implantação

Nossa ideia foi gerar mudança em ciclos curtos, implantando gestão Ágil e Lean para promover uma percepção de valor clara, onde todos se sentissem parte do processo e vibrassem a cada conquista, levando esse sentimento adiante para acelerar a velocidade e quantidade das entregasproduzindo cada vez mais valor para os clientes da SulAmérica.

Após o mapeamento do cenário corporativo, era preciso eliminar os desperdícios, os retrabalhos e o alto custo das entregas causados pela burocracia aplicada aos procedimentos.

Unir as forças de trabalho dos times (TI+ Negócios) demonstrando o alto valor dos métodos ágeis na prática, foi o primeiro passo da jornada para liquidar gaps nas entregas (produto), aperfeiçoar processos (metodologia) e transformar a cultura e as pessoas (comportamento).

Principais características MAiS
Principais características MAiS

Por exemplo: faz sentido entregar 100% do projeto e só então perceber que 95% dele precisa ser refeito ou nunca será utilizado? Não!

É por isso que a Agilidade existe!

Técnicas de Design Thinking e método “Scrumban” (Scrum+ Kanban) foram aplicadas e um MVP (Minimum Viable Product) elaborado para alinhar a estrutura de tecnologia ligada à área de Saúde ao desenvolvimento ágil.

Como?

  1. Detalhamento do Escopo (Business Blue print – BBP);
  2. Definição dos entregáveis do projeto;
  3. Priorização dos entregáveis do projeto;
  4. Definição da periodicidade dos Sprints (1 a 4 semanas);
  5. Definição das janelas de transporte do projeto.

Utilizamos user stories para inovação de softwares, além de dinâmicas de grupo para identificar lideranças e gerar valor através de mudanças comportamentais. Conceitos como lean startup, lean manufactoring e change management estiveram presentes na segunda etapa de imersão.

Com a elaboração do MVC (Minimum Viable Change) garantimos o mínimo necessário para impactar e promover mudanças (sem rupturas) de mindset na cultura organizacional.

 O Impacto

Já nos primeiros 15 dias de imersão, foi possível perceber resultados positivos e uma mudança inicial de mindset dos participantes.

Um dos pontos altos do método MAiS foi o Workplace, ação que transferiu cerca de 200 pessoas do cenário físico da empresa para um novo local de trabalho, no contexto Agile. Esse time demonstrou um alto nível de desempenho e produtividade, confirmando o sucesso do programa.

Assim surgiu um novo tempo, focado em liquidar gaps, aperfeiçoar processos e reduzir custos, revertidos em muitos benefícios para a companhia, para os colaboradores e para os clientes.

Por isso, o MAiS se tornou uma marca na empresa, e ganhou vocabulário próprio, valorizando a cultura ágil e promovendo novas práticas corporativas, num processo interativo e cíclico, onde a ordem é criar, lançar, medir, aprender e melhorar, incessantemente.

Vocabulário do MAiS
Vocabulário do MAiS

A bandeira da Agilidade

Para replicar e escalar essa nova cultura do Agile, foram identificadas as “peças-chave” do time, os chamados evangelistas. 

Tal análise comportamental, realizada através do mapeamento do perfil de steakholders (baseada em valores, crenças e atitudes), possibilitou identificar com precisão os evangelistas, aqueles responsáveis por carregarem a ‘bandeira da agilidade’ na organização.

Anatomia do Facilitador
Anatomia do Facilitador

Uma capacitação personalizada permitiu treinar a equipe e cocriar um método inovador e exclusivo de Agilidade.

Assim foi tomando forma o Método Ágil Interativo SulAmérica (MAiS), com a proposta de escalar a transformação ágil na SulAmérica, priorizando um novo mindset, a qualidade da entrega e a satisfação do cliente.

Mentoria e coaching formaram a dupla perfeita para garantir a adesão ao método e verificar a performance do time e dos evangelistas.

Agile Coach
Agile Coach

Conclusão

O MAiS transformou a SulAmérica, redesenhou o sistema corporativo e marcou o início de uma nova era, a era do Business Agility.

Uma nova forma de pensar, agir e entregar. Uma abordagem colaborativa que gera valor de negócio através da inovação, que valorizou a iniciativa da área de TI e selou a união desta com a área de Negócios, levando resultados incríveis para a SulAmérica e agilidade para seus clientes.

O MAiS é um sucesso incontestável, como mostra alguns dos resultados abaixo:

 

Economia de mais de R$ 1 milhão por ano com o PMO

100% de alinhamento entre as áreas de TI e Negócios

Priorização dos projetos com práticas ágeis

MAIS DE 300 funcionários capacitados e treinados

Maior capacidade de adaptação em meio a diversas situações​

Redução de desperdícios​

Maior satisfação do cliente interno e externo

Redução no tempo de concepção de projetos​

Otimização do custo do projeto (o time faz ‘mais com menos’)​

A Transformação Ágil antecipa entregas com foco no negócio, com feedbacks mais curtos entre criação e uso, o que evita retrabalho, reduz esforço e desperdícios (de tempo e capital humano) e promove uma visão objetiva onde o cliente é o centro dos negócios) nas decisões rápidas e estratégicas.

Hoje, a área de TI da SulAmérica conta com o apoio de colaboradores add alocados na empresa, para manter a agilidade ainda mais viva!

Nosso time colabora com o desenvolvimento de softwares que valorizam a marca e contribuem para a melhoria contínua de processos e projetos, sempre focados na entrega de valor para o cliente final.

Seja num squad ou através de um único colaborador, o Outsoucing Estratégico garante a excelência tecnológica porque o nosso compromisso é que o cliente enxergue o DNA e a energia add orientados para a realização dos seus objetivos

Operação, desempenho, gestão e integração com agilidade, capacidade técnica, empatia e comprometimento, com os melhores profissionais do mercado!

Quer a solução perfeita para escalar a Agilidade no seu negócio?


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