Já pensou como o compartilhamento de dados vai permitir que seguradoras utilizem o histórico dos consumidores — inclusive sobre comportamento de consumo — em outras empresas para avaliar riscos com inteligência e precisão, sem começar do zero?
É por isso que o Open Insurance, sistema que permite aos consumidores autorizarem o compartilhamento de suas informações entre diferentes players do mercado de seguros, tem o potencial de transformar o cenário de seguros no Brasil, que ocupa a 12ª colocação no ranking mundial segundo o relatório anual “World Insurance sigma” do Swiss Re Institute.
O processo de implantação da solução regulatória (que hoje está na fase 3) não é simples, mas a iniciativa vem ganhando maturidade e gerando expectativas positivas no setor.
Destacamos para você, os principais pontos sobre o que está acontecendo nesta evolução e o impacto esperado no Brasil.
Confira.
Benefícios
Um estudo da Capgemini com executivos, gestores, CEOS, empresas e entidades de seguros, revela: 64% acreditam que haverá mais benefícios para o mercado segurador com o Open Insurance.
Desafios
Segundo a pesquisa, o principal desafio para a implantação do Open Insurance é a comunicação: é preciso garantir a compreensão da sociedade sobre seu funcionamento e benefícios, e reduzir a falta de cultura do consumidor em relação a compra digital de seguros (73%).
Em seguida, 58% destacam a necessidade de maior envolvimento dos corretores de seguros, que também possuem pouco entendimento sobre o Open Insurance. Por fim, riscos tecnológicos e de segurança da informação preocupam cerca de 50% dos entrevistados.
Oportunidades
Segundo a McKinsey, o ecossistema brasileiro ainda não aproveita plenamente as oportunidades, e o Open Insurance pode resolver ineficiências do mercado, como a captação de novos clientes com ofertas personalizadas e a redução de custos operacionais.
O modelo também amplia o alcance das empresas e cria novas oportunidades, como menor assimetria de informações e economia em gestão e segurança.
As seguradoras têm a chance de melhorar a experiência do usuário e oferecer mais ferramentas para corretores e clientes.
Conclusão
A add entende que as oportunidades do Open Insurance incluem:
- Conhecimento do Cliente: Para aumentar satisfação e fidelização;
- Personalização: Criar ofertas customizadas com base em mais dados, como bancários.
- Cross sell: Ampliar a base de clientes via interoperabilidade;
- Novos Modelos de Negócio: Explorar novas oportunidades de receita;
- Precificação Eficiente: Definir preços com dados precisos;
- Maturidade Digital: Atingir maior padronização tecnológica no setor;
- Mais Eficiência: Automatizar tarefas e fluxos de trabalho.
O Open Insurance representa uma revolução em potencial para o mercado de seguros, com diversas oportunidades de negócios. No entanto, essa transformação exige investimentos em comunicação, capacitação dos corretores, segurança, e, principalmente, tecnologia.
Por isso, é importante contar com um parceiro de TI com vasta experiência em soluções regulatórias de Seguros como a add.
Isso reduz o risco na contratação do projeto, gera mais transparência para a Governança e apoia a inovação no mercado de seguros e resseguros do país.