Desafios
Para garantir transparência nas operações de seguros e previdência no Brasil e apoiar a implantação do Open Insurance (Opin), a SUSEP instituiu o Sistema de Registro de Operações, o SRO.
A Resolução CNSP n°383, de 20 de março de 2020 torna obrigatória a adesão ao SRO para entidades supervisionadas pela SUSEP, como:
Seguradoras;
Resseguradoras;
Corretoras de seguros;
Entidades abertas de previdência complementar.
Desde então, as empresas do setor precisaram adequar seus sistemas para cumprir às exigências e padronizar o envio de dados operacionais à SUSEP, que estipula o prazo de até 2 dias úteis para envio dos registros de sinistros, prêmios pagos, entre outros, e automatiza os mecanismos de supervisão.
A não-adequação implica em altas multas ou penalidades por infringir a lei.
E para cumprir a normativa, os dados da seguradora precisaram ser compilados por um sistema e validados por uma registradora homologada, que recebe todas as informações.
No Brasil, poucas empresas de tecnologia conseguem atuar com projetos regulatórios. Essa autoridade é o diferencial da add, que há mais de 25 anos oferece soluções em tecnologia para seguros.
O Projeto
A Seguradora precisou revisar processos internos e selecionar uma entidade registradora credenciada para integração e envio dos dados.
Para isso, realizamos um processo de Inception add a fim de definir o escopo, cronograma e custos do projeto para o SRO. Executado em apenas 4 semanas por cinco (5) profissionais:
2 Consultores;
1 Arquiteto;
1 Gerente de Projeto
O Inception add, definiu um conjunto de atributos importantes para o planejamento e sucesso do projeto, sendo um diferencial add a realização da matriz de priorização MoSCoW.
Isso porque a matriz mensura relevância, esforço e o impacto das atividades no projeto e categoriza requisitos (como atividades, produtos, serviços ou recursos), distinguindo o que é fundamental do que é desejável para ajudar o time a definir o que deve ser feito imediatamente e o que fazer depois.
O objetivo é garantir que as tarefas sejam entregues dentro do prazo e do orçamento já estabelecidos. Para isso, a matriz classifica requisitos em quatro categorias:
Imagem: Sebrae
Na priorização de funcionalidades do SRO, geramos uma matriz MoSCoW classificada por:
- Valor agregado: Must have, Should have, Could have ou Would have (MoSCoW);
- Complexidade: P, M, G e GG.
Assim, definimos o esforço para a implementação de cada item do product backlog, distribuindo-os nas diferentes sprints e construindo épicos e histórias do projeto.
O Sistema
Foi então que o time add construiu o protótipo (cocriado na fase de Inception) para garantir a mitigação de riscos e validação técnica, com uma entrega de valor centrada no cliente.
Assim, chegamos a uma visão clara do projeto, consolidando a priorização de funcionalidades e requisitos para a criação do SRO com:
Na etapa de construção do sistema, novos profissionais entraram em campo e desenvolveram:
Detalhes do Projeto
Para o SRO, a add disponibilizou squads com profissionais de Ciência de Dados, Agile, Testes e Desenvolvimento, como:
- Agile Project Management: 1 Project Portfólio Manager; 1 Agile Coach e 3 Scrum Masters
- Data Intelligence: 1 Cientista de Dados; 1 Engenheiro de Dados; 1 Analista de Dados e 1 Scrum Master
- Devel API: 5 Devs Java, 2 Devs Front End, 4 QAs
Benefícios
De alta complexidade, o desenvolvimento do projeto SRO foi entregue em dois (2) anos, e exige capacitação e experiência do fornecedor de TI, pois se mantém em evolução.
O SRO é uma solução para atender Gerente de Riscos, Gerente de TI, Gerente de Compliance, CCO, CIO e CTO do setor de Seguros que buscam:
- Aderir rapidamente às soluções regulatórias;
- Cumprir prazos com agilidade;
- Evitar multas e prejuízos de alto valor (para as empresas e para os seus clientes)
- Garantir segurança na integração e criação de sistemas
O Impacto
A add integrou todos os dados do sistema core, com inputs manuais e automáticos, para atender à normativa da SUSEP e a diversas áreas da companhia, como TI, Compliance, Comercial, Financeiro, entre outras.
Hoje, profissionais da add atuam na fase final do projeto para realizar melhorias contínuas e atualizações no sistema conforme exigências regulatórias da SUSEP.
Conclusão
Garantimos que ter um parceiro de TI com experiência em soluções regulatórias de Seguros como a add, reduz o risco na contratação do projeto, gera mais transparência para a Governança e apoia a inovação no mercado de seguros e resseguros do país.