SRO: Sistema de Registro de Operações Garante Transparência nas Operações de Seguros e Previdência no Brasil

Seguradora adequa sistemas para cumprir exigências da SUSEP com SRO
Seguradora adequa sistemas para cumprir exigências da SUSEP com SRO
Seguradora adequa sistemas para cumprir exigências da SUSEP com SRO
Ícone Missão

Desafios

Para garantir transparência nas operações de seguros e previdência no Brasil e apoiar a implantação do Open Insurance (Opin), a SUSEP instituiu o Sistema de Registro de Operações, o SRO.

A Resolução CNSP n°383, de 20 de março de 2020 torna obrigatória a adesão ao SRO para entidades supervisionadas pela SUSEP, como:

Ícone mais Seguradoras;

Ícone mais Resseguradoras;

Ícone mais Corretoras de seguros;

Ícone mais Entidades abertas de previdência complementar.

Desde então, as empresas do setor precisaram adequar seus sistemas para cumprir às exigências e padronizar o envio de dados operacionais à SUSEP, que estipula o prazo de até 2 dias úteis para envio dos registros de sinistros, prêmios pagos, entre outros, e automatiza os mecanismos de supervisão.

A não-adequação implica em altas multas ou penalidades por infringir a lei.

E para cumprir a normativa, os dados da seguradora precisaram ser compilados por um sistema e validados por uma registradora homologada, que recebe todas as informações.

No Brasil, poucas empresas de tecnologia conseguem atuar com projetos regulatórios. Essa autoridade é o diferencial da add, que há mais de 25 anos oferece soluções em tecnologia para seguros. 

Ícone Projetos

O Projeto

A Seguradora precisou revisar processos internos e selecionar uma entidade registradora credenciada para integração e envio dos dados.

Para isso, realizamos um processo de Inception add a fim de definir o escopocronograma e custos do projeto para o SRO. Executado em apenas 4 semanas por cinco (5) profissionais:

Ícone Quem Somos 2 Consultores;

Ícone Lideranças 1 Arquiteto;

Ícone Lideranças1 Gerente de Projeto

Inception add, definiu um conjunto de atributos importantes para o planejamento e sucesso do projeto, sendo um diferencial add a realização da matriz de priorização MoSCoW.

Isso porque a matriz mensura relevância, esforço e o impacto das atividades no projeto e categoriza requisitos (como atividades, produtos, serviços ou recursos), distinguindo o que é fundamental do que é desejável para ajudar o time a definir o que deve ser feito imediatamente e o que fazer depois.

O objetivo é garantir que as tarefas sejam entregues dentro do prazo e do orçamento já estabelecidos. Para isso, a matriz classifica requisitos em quatro categorias:

Matriz de priorização MoSCoW
Matriz de priorização MoSCoW

Imagem: Sebrae

Na priorização de funcionalidades do SRO, geramos uma matriz MoSCoW classificada por:

  • Valor agregado:  Must haveShould haveCould have ou Would have (MoSCoW);
  • Complexidade: P, M, G e GG.

Assim, definimos o esforço para a implementação de cada item do product backlog, distribuindo-os nas diferentes sprints e construindo épicos e histórias do projeto.

O Sistema

​Foi então que o time add construiu o protótipo (cocriado na fase de Inception) para garantir a mitigação de riscos e validação técnica, com uma entrega de valor centrada no cliente.

Assim, chegamos a uma visão clara do projeto, consolidando a priorização de funcionalidades e requisitos para a criação do SRO com:

Na etapa de construção do sistema, novos profissionais entraram em campo e desenvolveram:

Detalhes do Projeto

Para o SRO, a add disponibilizou squads com profissionais de Ciência de Dados, Agile,  Testes e Desenvolvimento, como:

  • Agile Project Management:  1 Project Portfólio Manager; 1 Agile Coach e 3 Scrum Masters
  • Data Intelligence: 1 Cientista de Dados; 1 Engenheiro de Dados; 1  Analista de Dados  e 1 Scrum Master
  • Devel API: 5 Devs Java, 2 Devs Front End, 4 QAs
Ícone mais

Benefícios

De alta complexidade, o desenvolvimento do projeto SRO foi entregue em dois (2) anos, e exige capacitação e experiência do fornecedor de TI, pois se mantém em evolução.

O SRO é uma solução para atender Gerente de Riscos, Gerente de TI, Gerente de Compliance, CCO, CIO e CTO do setor de Seguros que buscam:

  • Aderir rapidamente às soluções regulatórias;
  • Cumprir prazos com agilidade;
  • Evitar multas e prejuízos de alto valor (para as empresas e para os seus clientes)
  • Garantir segurança na integração e criação de sistemas

O Impacto

add integrou todos os dados do sistema core, com inputs manuais e automáticos, para atender à normativa da SUSEP e a diversas áreas da companhia, como TI, ComplianceComercialFinanceiro, entre outras.

Hoje, profissionais da add atuam na fase final do projeto para realizar melhorias contínuas e atualizações no sistema conforme exigências regulatórias da SUSEP.

Conclusão

Garantimos que ter um parceiro de TI com experiência em soluções regulatórias de Seguros como a add, reduz o risco na contratação do projeto, gera mais transparência para a Governança e apoia a inovação no mercado de seguros e resseguros do país.

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