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Se você acredita que transformação digital é (apenas) sobre tecnologia, está enganado. Felipe Milagres, diretor na Porto, seguradora com mais de 13 milhões de clientes – e média de 450 mil atendimentos por mês – explica como criar uma experiência do cliente (CX) combinando ferramentas, processos e pessoas nessa jornada.
Neste artigo, vamos explorar as principais dicas e insights do executivo na addplay, a live da add. Aldo Pires, CEO na add, enriquece a conversa com toda a sua experiência em tecnologia, inovação e agilidade. Confira.
Imagine um tempo nada distante, quando a relação cliente x empresa era limitada a lojas físicas e chamadas telefônicas. A internet ‘era mato’. Ou deserto (se você preferir!).
Comprar significava deslocamento, filas e muitas vezes, um atendimento nada pessoal. No entanto, algo mudou para sempre essa interação: a Transformação Digital, que remodelou radicalmente a Experiência do Cliente, ou Customer Experience (CX). Como?
Foi tudo bem rápido. À medida que a internet avançava, os consumidores já não eram meros espectadores. Agora, dividiam – ou lideravam – conversas com as marcas e interações instantâneas no mundo digital.
Então, as empresas perceberam: estar na rede não era mais uma escolha. Blogs, Vlogs, rewiews, chats. A voz dos clientes ecoava cada vez mais alto. Impossível ser invisível por ali.
Surge a Transformação Digital, um movimento que muda radicalmente a estrutura e a cultura de organizações para garantia do futuro.
A Transformação Digital se alimenta de adaptação. De estratégia. De repertório. De conexão. E de mudança de cultura. Agora, vence quem conhece seu público e coloca o ser humano no centro da tomada de decisões.
Para atrair e reter a atenção dos clientes, o Design Thinking (leia o artigo ‘Design Thinking Não É Só Ferramenta’) tem alta relevância na construção dessa jornada. Ter empatia, ir a campo e se conectar com o cliente, quebra mitos, revisar e descartar processos é o que torna isso real e faz ganhar não só vantagem competitiva como… agilidade.
Pergunte-se: por que uma pessoa compraria seu produto? Quem ela(e) é? Como se comporta e do que gosta? Que hábitos e preferências têm? Por exemplo:
A geração X consome – ou deseja – um produto como a geração millenial? Alguém sem filhos, compraria um seguro de vida? Por que oferecer a quem não dirige, uma apólice para automóvel? Qual o sistema operacional de smartphone é mais usado por seu público-alvo?
Utilizar canais de comunicação de forma assertiva para criar experiências únicas e personalizadas, é o que constrói o ‘efeito UAU’.
De que adianta um milhão de dados incompletos ou incorretos? Dados ruins ou mal gerenciados podem levar a decisões equivocadas que prejudicam à saúde do seu negócio. Por isso, a “Era dos Dados” destaca a importância da capacidade de gerenciar, interpretar e aplicar esses dados de maneira ética e responsável, sem ferir à LGPD.
A gestão eficiente de dados é crucial para garantir que as informações estejam atualizadas e acessíveis quando necessário. Reconhecer isso é especialmente importante quando se trata de melhorar a jornada de compra e a experiência do cliente (CX).
Saber quem é o seu público-alvo permite direcionar esforços de marketing e comunicação de maneira mais eficaz, adaptando suas estratégias aos desejos dos clientes. Além disso, compreender o contexto atual do mercado, das tendências e da concorrência, ajuda a tomar decisões assertivas e se manter relevante no mercado.
Da mesma forma, ter uma equipe bem-informada e treinada na gestão de dados é essencial para garantir que as informações sejam coletadas, organizadas e analisadas de maneira correta. Isso pode levar a insights valiosos para impulsionar o crescimento do negócio e a satisfação do cliente.
Para Aldo Pires, CEO na add, um dado por si só não fala tanto. Para se tornar valioso, é preciso contextualizar, cruzar dados qualitativos x quantitativos, além de verificar a disponibilidade e a qualidade, atributos essenciais para a gestão de dados.
Portanto, a gestão eficiente de dados é realmente a chave para conquistar corações e mentes, melhorar a experiência do cliente e tomar decisões estratégicas inteligentes.
Para Felipe Milagres, o ChatGPT inaugurou um caminho inverso na transformação digital: agora, é a base (usuário) que pede por um produto da inovação quando antes, era o inverso.
A importância da inteligência artificial generativa tem sido tão grande na companhia a ponto de pautar a 2ª gincana de I.A., dessa vez com foco em ChatGPT. Entre muitos inscritos, 10 grupos foram selecionados, e o time do atendimento foi o vencedor.
“Fizemos o ChatGPT consultar a base de base de conhecimento da empresa, dentro de um ambiente devidamente monitorado pela T.I.”, revela.
Sobre os desafios da linguagem natural, como a regulamentação do uso de IA, o executivo comenta: “Não dá para esperar o resultado final dessa revolução para se movimentar. Construa sua estratégia agora.”
Felipe comenta a importância da add para a implantação da Cultura Ágil no Brasil e como isso impactou sua trajetória profissional no início da “era de Agilidade”. Ele ainda destaca o pioneirismo da add no emprego do Agile no país.
Por último, a ‘cereja do bolo’: aquilo que o Google não mostra sobre CX. Separamos 5 dicas do Milagres para expandir a transformação digital e aperfeiçoar a experiencia do cliente (X) no seu negócio. Confira.
Canal sem uso não gera valor. Como Simon Sinek disse, comece pelo porquê. Pense nisso antes de criar.
Canal sem uso não gera valor. Como Simon Sinek disse, comece pelo porquê. Pense nisso antes de criar.
Ser omnichannel requer uma gestão ágil e integrada para garantir organização dos times e promover uma experiência de compra unificada, consistente e personalizada em todos os pontos de contato.
Ser omnichannel requer uma gestão ágil e integrada para garantir organização dos times e promover uma experiência de compra unificada, consistente e personalizada em todos os pontos de contato.
Seja rápido. Teste, erre e acerte em ciclos curtos. Distribua atividades e tarefas com métodos e ferramentas de gestão ágil, mas não sem antes implantar a cultura da Agilidade na empresa.
Seja rápido. Teste, erre e acerte em ciclos curtos. Distribua atividades e tarefas com métodos e ferramentas de gestão ágil, mas não sem antes implantar a cultura da Agilidade na empresa.
Conquiste corações e mentes. Significa se conectar e construir uma afinidade emocional genuína e forte com o cliente, o que gera lealdade e cria os embaixadores da marca. Que tal considerar uma experiência imersiva e envolvente?
Conquiste corações e mentes. Significa se conectar e construir uma afinidade emocional genuína e forte com o cliente, o que gera lealdade e cria os embaixadores da marca. Que tal considerar uma experiência imersiva e envolvente?
Esteja sempre disponível para um bate-papo. Ouvir seu time ajuda a entender a dor da equipe e do cliente, para criar experiências que atendam às necessidades individuais e coletivas.
Esteja sempre disponível para um bate-papo. Ouvir seu time ajuda a entender a dor da equipe e do cliente, para criar experiências que atendam às necessidades individuais e coletivas.
Esteja sempre disponível para um bate-papo. Ouvir seu time ajuda a entender a dor da equipe e do cliente, para criar experiências que atendam às necessidades individuais e coletivas.
Esteja sempre disponível para um bate-papo. Ouvir seu time ajuda a entender a dor da equipe e do cliente, para criar experiências que atendam às necessidades individuais e coletivas.
Com as mídias e outras plataformas digitais, as empresas têm o poder de envolver o público de maneira mais direta e interativa, construindo relacionamentos mais fortes e duradouros.
Assim, a Transformação Digital permite melhorar a experiência do cliente e a vantagem competitiva, ao reduzir custos e gerar negócios. Em resumo: oferece oportunidades para qualquer empresa proporcionar experiências mais personalizadas e envolventes, aumentando a satisfação, a lealdade e o valor percebido pelos consumidores.
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