
raddar add raddar add O ano está terminando, e queremos compartilhar alguns destaques de notícias e momentos da add no…
Apontada como uma das competências profissionais mais desejáveis pelas empresas, segundo o Fórum Econômico Mundial, a Liderança Criativa hoje ocupa o top five no ranking das habilidades requeridas por gestores (e você não pode ficar de fora do assunto!).
Para se ter ideia, a IBM realizou um estudo com 1500 CEOS e constatou: a criatividade foi uma das qualidades de liderança citadas por eles como a mais relevante.
O contrário também foi comprovado. O Relatório Global de Índice de Talentos da The Economist revela que a ausência da atribuição é percebida como a falha mais séria nas contratações atuais. Preparamos um artigo que resume a .addplay sobre o tema (assista o vídeo completo aqui) e tem como convidado Márcio Pereira, executivo e Diretor de TI.
Ele dá o tom da conversa e explica por que essa característica é tão necessária para os líderes que desejam vencer essa nova era complexa, repleta de transformações ativas e constantes.
Um ponto importante, que soa para alguns como contraditório: priorize o problema, e não a solução. Essa é a dica de Luiz Felipe Villar, consultor de inovação da add.
Um líder precisa entender sobre pessoas para inspirá-las. Isso é fato.
Mas como lidar com a nova geração, chamadas de Y (ou Millennials) e Z (Centennials, Plurais, iGeneration…), que chega ao mercado mudando por completo o modelo corporativo tradicional?
Ignorar a necessidade de compreender seus anseios, engajá-los e reter talentos não parece uma boa ideia… Sabe por quê?
Porque juntas, as gerações Y e Z representam 59% da população mundial, segundo estudo do Bank of America Merrill Lync. Em 2020, a pesquisa calcula que eles serão 60% da força de trabalho. Em 2025, o número alcança 75% dos trabalhadores mundiais*.
*Fonte: Revista Pegn
Ou seja, a batalha deve começar agora! A nomenclatura não importa. O primeiro passo é entender quem são e como se comportam:
O que os define? Podemos afirmar, em consenso: muitas ideias e alguns ideais na bagagem, que nem sempre visam o lucro.
O que os motiva? Resumidamente, uma causa ou princípio, o senso de pertencimento, o compartilhamento de experiências, a flexibilidade e novos desafios.
‘Mudar o mundo’ − ou fazer a diferença nele — parece ser o que move os profissionais de hoje. Que os impulsiona para o futuro, potencializa suas habilidades e aflora suas qualidades.
A partir de então, como o líder deve agir? Para Márcio Pereira, “inspirar com propriedade, vale mais do que liderar”.
– “Ter proximidade, identificar o potencial e habilidades individuais, estar aberto a entender o que acontece em cada ciclo. Os clientes e profissionais esperam uma liderança com esse aspecto”, aponta.
Por isso, líderes criativos precisam acreditar num propósito para inspirar pessoas a seguirem esse caminho e se conectarem à uma causa. Eles sabem o que (produto/serviço), como (processos/valores) e por que (propósitos/crenças) estão envolvidos em algum projeto.
Indicadores, KPI, ROI, MVP, MVC… Termos novos e corriqueiros na rotina atual. Esse novo ‘dicionário’ é carregado de dinamismo e complexidade, palavras que definem os tempos modernos.
Para gerar motivação e engajamento nesse cenário volátil, coloque um elemento mágico: a comunicação, triunfo da Gestão 3.0.
Uma comunicação eficaz é essencial, pois sabe tocar a alma humana com segurança e chegar ao cérebro a ponto de interferir na tomada de decisões. Sem ela, nenhuma mensagem pode ser recebida — ou melhor, compreendida — corretamente, criando ruídos que prejudicam todo o processo.
Enquanto líder, entenda o que, e com quem está falando. Isso ajuda a emitir a mensagem da melhor forma possível e garantir a proximidade com o liderado.
“Saia do pedestal, do ar condicionado. Sinta o calor do fogo para incentivar seu time como líder”, indica Márcio.
Por isso, ao invés de focar em cargos e hierarquias, priorize pessoas. São elas que fazem a sua empresa, e não o inverso.
“O acaso favorece apenas a mente preparada”
Pasteur
raddar add raddar add O ano está terminando, e queremos compartilhar alguns destaques de notícias e momentos da add no…
Métricas e CX: Como medir o Sucesso na Experiência do Cliente? Métricas e CX: Como medir o Sucesso na Experiência…
Design de Serviços e CX: Como Criar Experiências Memoráveis a partir de Desafios Design de Serviços e CX: Como Criar…
© 2023 todos os direitos reservados a .add
V080323
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.