Ser criativo importa, e muito!
Apontada como uma das competências profissionais mais desejáveis pelas empresas, segundo o Fórum Econômico Mundial, a Liderança Criativa hoje ocupa o top five no ranking das habilidades requeridas por gestores (e você não pode ficar de fora do assunto!).
Para se ter ideia, a IBM realizou um estudo com 1.500 CEOS e constatou: a criatividade foi uma das qualidades de liderança citadas por eles como a mais relevante.
O contrário também foi comprovado. O Relatório Global de Índice de Talentos da The Economist revela que a ausência da atribuição é percebida como a falha mais séria nas contratações atuais. Preparamos um artigo que resume a addplay sobre o tema (assista o vídeo completo aqui) e tem como convidado Márcio Pereira, executivo e Diretor de TI.
Ele dá o tom da conversa e explica por que essa característica é tão necessária para os líderes que desejam vencer essa nova era complexa, repleta de transformações ativas e constantes.
Cultura de dados: Não há mais espaço para “achismo”
Um ponto importante, que soa para alguns como contraditório: priorize o problema, e não a solução. Essa é a dica de Luiz Felipe Villar, consultor de inovação da add.
Millennials e Centennials: A batalha começa agora
Um líder precisa entender sobre pessoas para inspirá-las. Isso é fato.
Mas como lidar com a nova geração, chamadas de Y (ou Millennials) e Z (Centennials, Plurais, iGeneration…), que chega ao mercado mudando por completo o modelo corporativo tradicional?
Ignorar a necessidade de compreender seus anseios, engajá-los e reter talentos não parece uma boa ideia… Sabe por quê?
Porque juntas, as gerações Y e Z representam 59% da população mundial, segundo estudo do Bank of America Merrill Lync. Em 2020, a pesquisa calcula que eles serão 60% da força de trabalho. Em 2025, o número alcança 75% dos trabalhadores mundiais*.
*Fonte: Revista Pegn
Ou seja, a batalha deve começar agora! A nomenclatura não importa. O primeiro passo é entender quem são e como se comportam:
O que os define? Podemos afirmar, em consenso: muitas ideias e alguns ideais na bagagem, que nem sempre visam o lucro.
O que os motiva? Resumidamente, uma causa ou princípio, o senso de pertencimento, o compartilhamento de experiências, a flexibilidade e novos desafios.
‘Mudar o mundo’ − ou fazer a diferença nele — parece ser o que move os profissionais de hoje. Que os impulsiona para o futuro, potencializa suas habilidades e aflora suas qualidades.
Inspirar > Liderar
A partir de então, como o líder deve agir? Para Márcio Pereira, “inspirar com propriedade, vale mais do que liderar”.
– “Ter proximidade, identificar o potencial e habilidades individuais, estar aberto a entender o que acontece em cada ciclo. Os clientes e profissionais esperam uma liderança com esse aspecto”, aponta.
Por isso, líderes criativos precisam acreditar num propósito para inspirar pessoas a seguirem esse caminho e se conectarem à uma causa. Eles sabem o que (produto/serviço), como (processos/valores) e por que (propósitos/crenças) estão envolvidos em algum projeto.
Gestão 3.0: Sinta o calor do fogo
Indicadores, KPI, ROI, MVP, MVC… Termos novos e corriqueiros na rotina atual. Esse novo ‘dicionário’ é carregado de dinamismo e complexidade, palavras que definem os tempos modernos.
Para gerar motivação e engajamento nesse cenário volátil, coloque um elemento mágico: a comunicação, triunfo da Gestão 3.0.
Uma comunicação eficaz é essencial, pois sabe tocar a alma humana com segurança e chegar ao cérebro a ponto de interferir na tomada de decisões. Sem ela, nenhuma mensagem pode ser recebida — ou melhor, compreendida — corretamente, criando ruídos que prejudicam todo o processo.
Enquanto líder, entenda o que, e com quem está falando. Isso ajuda a emitir a mensagem da melhor forma possível e garantir a proximidade com o liderado.
“Saia do pedestal, do ar condicionado. Sinta o calor do fogo para incentivar seu time como líder”, indica Márcio.
Por isso, ao invés de focar em cargos e hierarquias, priorize pessoas. São elas que fazem a sua empresa, e não o inverso.
“O acaso favorece apenas a mente preparada”
Pasteur