Em 2025, o setor de seguros terá aumento de R$ 3 bilhões no faturamento a cada 1% de avanço sobre o PIB. É o que aponta o ‘Panorama do Mercado de Serviços Financeiros’ da PwC.
O Open Insurance, iniciativa liderada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) é a principal aposta para o avanço deste mercado no país.
Segundo o Insurtalks, ele promete gerar valor com base na personalização, inovação e fomento à competição, beneficiando seguradoras e seus clientes. O novo modelo pode aumentar a subscrição de apólices, automatizar processos e melhorar a eficiência dos produtos oferecidos.
Por isso, é fundamental que as empresas de seguros ampliem investimentos estratégicos em tecnologia.
Confira as principais tendências para o setor de seguros em 2025.
1
Plataformas de Governança de IA
Segundo Gartner, até 2028, as empresas que adotarem plataformas de governança de IA serão consideradas 30% mais confiáveis pelos clientes, com níveis de conformidade regulatória 25% superiores aos seus concorrentes.
Isso porque os sistemas de IA podem trazer riscos como violações de privacidade, exigindo uma governança eficaz com controles, auditorias, monitoramento e alinhamento às normas ao longo de seu ciclo de vida.
No setor de seguros, ela garante decisões mais precisas e éticas em sistemas que analisam riscos, calculam prêmios e processam sinistros, garantindo proteção de dados e conformidade com as regulamentações.
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IA na Subscrição de Risco Climático
Com o aumento da frequência e da gravidade de eventos climáticos catastróficos e danos e reivindicações relacionados ao clima, as resseguradoras precisarão de maior visibilidade sobre o risco que as seguradoras subscrevem.
A modelagem avançada de dados e inteligência artificial serão cada vez mais utilizadas para decisões mais precisas em subscrição e avaliação de riscos relacionados ao clima.
Essa abordagem permitirá melhor antecipação de perdas potenciais e mais agilidade na adaptação às mudanças climáticas globais.
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Blockchain e Smart Contracts
Contratos inteligentes (smart contracts) permitirão o pagamento automático de sinistros com base em condições pré-definidas, eliminando burocracias. Além disso, o blockchain será usado para autenticar documentos, reduzindo fraudes e aprimorando a experiência dos clientes.
Investir no blockchain será crucial para fortalecer a transparência e a confiança no setor.
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Análise Preditiva e Automação
Com aplicações como subscrição automatizada, detecção de fraudes em tempo real e chatbots altamente personalizados, as seguradoras aumentarão sua eficiência e reduzirão custos operacionais.
Modelos de Machine Learning avançados permitirão análises preditivas mais precisas, ajudando a mitigar riscos antes que se tornem problemas.
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Criptografia pós-quântica (PQC)
Até 2029, os avanços na computação quântica serão uma ameaça à segurança digital, tornando a maioria dos recursos de criptografia convencional obsoletos e arriscados para proteger dados sensíveis, aponta Gartner.
Tecnologias como Zero Trust Architecture e criptografia pós-quântica (PQC) se destacarão, protegendo sistemas contra os ataques cada vez mais sofisticados.
Quando os funcionários enviarem e-mails sigilosos com dados financeiros, informações de clientes ou propriedade intelectual, os algoritmos de PQC poderão ser aplicados para criptografar essas mensagens.
Mesmo se hackers interceptarem os dados, não conseguirão descriptografá-los no futuro, nem quando os computadores quânticos se tornarem poderosos o bastante para violar os padrões de criptografia atuais.
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Low-Code para Regulação e Sinistros
Inspirado no Open Banking, o Open Insurance ganhará força em 2025, assim como a LGPD continuará a evoluir. Regulamentações mais maduras, como o SRO, garantirão a segurança e a interoperabilidade entre sistemas.
Por isso, a capacidade do low-code de adaptar-se rapidamente às mudanças será um diferencial competitivo nesse cenário.
Com o OutSystems, as seguradoras vão adotar cada vez mais a automação inteligente para processos críticos como regulação de sinistros e conformidade regulatória.
Utilizando integração nativa com IA na plaforma e automação de fluxos de trabalho, as empresas conseguirão reduzir custos, melhorar a precisão e proporcionar uma experiência mais eficiente aos clientes.
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Composable Insurance
Em 2025, seguradoras irão impulsionar o uso de low-code para criar soluções modulares e escaláveis. Ferramentas low-code permitirão o desenvolvimento rápido de seguros sob demanda e produtos personalizáveis, com fácil integração a sistemas legados.
Essa abordagem atende à demanda por personalização e transparência, enquanto mantém a agilidade no mercado.
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Personalização Avançada
O Power Platform será cada vez mais usado para construir aplicativos com integração ao Microsoft Dataverse e ferramentas de IA.
As seguradoras poderão oferecer soluções como chatbots e sistemas de autoatendimento com experiências personalizadas e respostas rápidas sobre apólices, status de sinistros e recomendações inteligentes, baseadas no perfil do cliente.
Essa tendência fortalecerá a fidelização dos clientes e aumentará a competitividade das seguradoras em um mercado dinâmico.
9
Automação Inteligente
O Power Automate é uma ferramenta de RPA (Robotic Process Automation) da Microsoft que permite automatizar processos de negócios com base em low-code e IA, como gestão de apólices e sinistros, reduzindo erros manuais e acelerando prazos.
Com a ela, é possível automatizar e configurar fluxos de trabalho e personalizados, otimizando a eficiência operacional e permitindo que equipes se concentrem em iniciativas de maior impacto estratégico.
O resultado é uma operação mais ágil, com redução expressiva de custos e um atendimento aprimorado, aumentando o nível de satisfação e fidelidade dos clientes.
O Futuro do Seguro é Agora
Em 2025, a tecnologia será o motor da inovação e da competitividade no setor de seguros. As seguradoras que investirem nas tendências como Inteligência artificial, Blockchain e Open Insurance, estarão na vanguarda da transformação digital, oferecendo soluções mais ágeis e personalizadas.
Essas inovações atendem às exigências regulatórias e possibilitam uma maior eficiência operacional e redução de custos.
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