Foco no cliente e melhoria de processos com Service Design

Cliente

Empresa de capital nacional, constituída por Seguradoras.

Desafio

Promover um processo disruptivo para os beneficiários de seguros.

Resultado

Uma jornada que gerou agilidade, alta redução no tempo médio de espera para atendimentos, e protótipos para novos produtos digitais.

Desafio
Solução
Resultado

Promover um processo disruptivo para os beneficiários do seguro. Esse foi o objetivo do projeto e o principal desafio lançado ao time de consultores da add.
Junto a um grupo de executivos e colaboradores da seguradora, os consultores diagnosticaram as principais oportunidades para a aplicação de melhorias na jornada do cliente, considerando as expectativas dos beneficiários e o novo ambiente digital em que vivemos.

O grupo foi sensibilizado a priorizar o cliente e a entender suas reais necessidades. Por isso, direcionamos o foco à ampliação da qualidade do serviço e à percepção de valor na perspectiva do beneficiário, com a redução do tempo de entrega do produto (regulação) e a desburocratização do processo indenizatório.

Seguimos um calendário de workshops e sessões de cocriação, onde nossos consultores, junto com o grupo de trabalho, realizaram um mergulho profundo para compreender as características e desejos dos segurados e das personas envolvidas no processo.

De forma criativa e colaborativa foi proposta uma nova jornada, reposicionando os beneficiários ao centro do processo.
Os métodos e abordagens utilizados foram: Design Thinking, Customer Experience e Design de Serviços.

A jornada gerou alguns resultados, tais como:

  • Agilidade no pagamento: duas propostas de serviços (Service Blueprint) referentes a processos de sinistros foram reformuladas, o que tornou mais ágil o pagamento do valor ao segurado e gerou uma melhor experiência do cliente nos pontos de contato da seguradora;
  • Redução no tempo médio de atendimento: proposta de um novo processo de serviço disruptivo (Service Blueprint) para atender os novos segurados, diminuindo o tempo médio de 30 dias para 7 dias;
  • Protótipos para novos produtos digitais: validação de oito protótipos para a criação de novos produtos digitais focados em Customer Experience (experiência do usuário).

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