Escalar a transformação ágil numa das maiores seguradoras do país, com 7 milhões de clientes e mais de 120 anos de história. Esse foi o nosso desafio na SulAmérica, eleita a seguradora mais inovadora do Brasil pela PwC em 2020 e o maior grupo segurador independente do Brasil.
O objetivo era claro: reduzir o lead time dos projetos para no máximo seis meses, com uma equipe capaz de desenvolver e entregar resultados, sem abrir mão da qualidade para atender o time to market.
Começamos o projeto pela área de Saúde da instituição, com a proposta de implementar soluções de Business Agility, o que resultou na cocriação de um método totalmente inovador e interativo, o Método Ágil Interativo SulAmeica (MAiS).
Nossa ideia foi gerar mudança em ciclos curtos, implantando gestão Ágil e Lean para promover uma percepção de valor clara, onde todos se sentissem parte do processo e vibrassem a cada conquista, levando esse sentimento adiante para acelerar a velocidade e quantidade das entregas, produzindo cada vez mais valor para os clientes da SulAmérica.
É por isso que a Agilidade existe!
Técnicas de Design Thinking e método “scrumban” (scrum+ kanban foram aplicadas e um MVP (Minimum Viable Product) elaborado para direcionar a estrutura de tecnologia ligada à área de Saúde ao desenvolvimento ágil.
A bandeira da Agilidade
Para replicar e escalar essa nova cultura do Agile, foram identificadas as “peças chaves” do time, os chamados evangelistas, responsáveis por carregarem a ‘bandeira da agilidade’ na organização.
Uma capacitação personalizada permitiu treinar a equipe e cocriar um método inovador e exclusivo de Agilidade.
Assim foi tomando forma o Método Ágil Interativo SulAmérica (MAiS), com a proposta de escalar a transformação ágil na SulAmérica, priorizando um novo mindset, a qualidade da entrega e a satisfação do cliente.
O MAiS redesenhou o sistema corporativo na SulAmérica e marcou o início de uma nova era, a era do Business Agility.
Ele se tornou uma marca na empresa, ganhou vocabulário próprio e valorizou a cultura ÁGIL, promovendo novas práticas corporativas com uma abordagem colaborativa que gera valor de negócio através da inovação. Um sucesso incontestável, como mostra alguns dos resultados abaixo:
- Economia de mais de R$ 1 milhão por ano com o PMO
- 100% de alinhamento entre as áreas de TI e Negócios
- Priorização dos projetos com práticas ágeis
- MAIS DE 300 funcionários capacitados e treinados
- Maior capacidade de adaptação em meio a diversas situações
- Redução de desperdícios
- Maior satisfação do cliente interno e externo
- Redução no tempo de concepção de projetos
- Otimização do custo do projeto (o time faz ‘mais com menos’)
- Entregas frequentes e regulares
- Flexibilidade na execução do projeto
Hoje, a área de TI da SulAmérica conta com o apoio de colaboradores add alocados na empresa para manter a agilidade ainda mais viva, com o desenvolvimento de softwares que valorizam a marca e contribuem para a melhoria contínua de processos e projetos, sempre focados na entrega de valor para o cliente final.