OutSystems: Como desenvolver uma Infraestrutura #3

Artigo de Marco Peres, desenvolvedor OutSystems da add, extraído do LinkedIn

Como desenvolver uma infraestrura na plataforma low-code OutSystems? Antes de colocarmos a mão na massa, faremos um rápido passo a passo para cadastro no site, download e instalação da plataforma de desenvolvimento OutSystems.

Hey ho let´s go!

Cadastro e instalação da plataforma OutSystems

1) Em primeiro lugar, entre em https://www.outsystems.com/community/;

2) Depois clique em Sign Up e siga o passo a passo preenchendo as informações requeridas;

3) Siga então as instruções até chegar no download da plataforma de desenvolvimento OutSystems;

4) Depois, instale em seu computador;

5) Abra a plataforma e informe os dados para conexão;

 

Criando a aplicação

6) Clique em New Application;

7) Clique em Reactive Web App , depois em Next;

8) Entre com as informações de identificaçao da aplicação a ser criada;

 

Criando módulos

9) Crie o módulo principal;

10) Adicione um novo módulo para a base de dados, clicando em ADD MODULE;

Informe o nome do módulo e selecione Blank no tipo do módulo, depois clique em CREATE MODULE (Conforme figura abaixo)

 

Modelagem de dados

11) Abra o módulo infra007Core, para criarmos as entidades (tabelas)

  • Clique na aba Data;
  • Clique em Entities e depois Ctrl+N para criar uma nova entidade;
  • Dê o nome para entidade de infraEmpresa;

Observação: Repare que a entidade InfraEmpresa está sublinhada em vermelho e a space registrando erro. Sempre que você criar uma entidade automaticamente o campo ID será criado e a situação de erro será indicado, mas após você criar um outro novo campo (label, nome ou qualquer outro campo, por exemplo), a situação será normalizada.

Não esqueça de definir “Public=Yes” para que os demais módulos ou aplicações tenham acesso a entidade e “Expose Read Only=No”, caso contrato os demais módulos terão apenas acesso de leitura a esta entidade.

  • Agora crie os demais campos desta entidade;

 
 

Modelagem em Planilha

Veja que antes mesmo de começar a modelagem física das tabelas, houve em algum momento do projeto a modelagem em planilha, realizada conforme o escopo do projeto e conforme a descoberta dos requisitos da aplicação. Segue abaixo, a modelagem em planilha das outras entidades, que servirão de base para criação das entidades no módulo Infra007Core.

 

Repare que a coluna description não foi preenchida, mas é recomendável o seu preenchimento, pois servirá como documentação mínima, nos campos ou situações mais complexas ou nas FK´s, por exemplo.

Quando você criar e arrastar todas entidades criadas para uma pasta criada em Entidade e Diagramas (Entity Diagrams), você terá este tipo de visão dos relacionamentos, conforme a figura baixo.

Repare na Entidade de Diagramas acima, verá que temos uma entidade estática chamada InfraIdioma. Utilizamos entidades estáticas em situações de identificação de status, classificação ou qualquer outro uso onde não exista a necessidade de alteração, inclusão, por isso denominadas estáticas. Nesta utilização, a tabela estática idioma definirá as mensagens, textos e labels (Inglês, Português ou Espanhol), automaticamente conforme a seleção do estabelecimento em que se deseja trabalhar (idioma definido na entidade estabelecimento no qual o usuário estará vinculado).

Veja que a entidade estática possui records, e é aqui que você adicionará os valores, neste caso, Inglês, Português e Espanhol.

Particularmente, gosto de separar as entidades estáticas das demais, e por isso crio ou defino uma pasta como repositório para este tipo de entidade dentro ou abaixo de Entities, conforme a imagem abaixo.

Não é regra, mas recomendação. Não utilize “Is AutoNumber” no ID em entidades estáticas. Porque, uma vez que ocorra publicação em ambientes de homologação, produção ou ambientes de cliente, este id poderá ser diferente do que definido no desenvolvimento.

Imagine o caos em um sistema de pagamentos ou recebimentos, se seus flags de controle mudarem após uma implantação?

Assim, conforme formos criando as entidades, teremos também a possibilidade de visualizar a estrutura relacional do “monstrinho”, o que na prática significa ter cmo resultado, condições de visualmente, entender a lógica da aplicação e suas extensões. Por exemplo, após criarmos a entidade InfraUsuario, esta será relacionada a entidade User (Natural da System Objects e utilizada pela plataforma), como uma extensão, expandindo as validações, informações e controle de cadastros e acessos dos usuários naturalmente utilizados pela plataforma.

PRECISA DE AJUDA?

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS!

  • Todos
  • Blog
raddar novembro

raddar add raddar add O ano está terminando, e queremos compartilhar alguns destaques de notícias e momentos da add no…

Compartilhando ideias.

Transformando pessoas.

Desenvolvendo negócios.

São Paulo

Rio de Janeiro

Miami

© 2023 todos os direitos reservados a .add

V080323

PRECISA DE AJUDA?

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS!