
raddar add raddar add O ano está terminando, e queremos compartilhar alguns destaques de notícias e momentos da add no…
Como e por que usar?
Não importa o tamanho da empresa: na Era da Indústria 4.0, as máquinas ditam as regras, e tudo é ‘para ontem’. Por isso, a tecnologia – junto à criatividade e à cultura de dados – é a melhor aliada para negócios que buscam explorar novos mercados e construir soluções on demand, automatizadas, de forma rápida e sem erros.
E quem atua com desenvolvimento de projetos de softwares sabe que inovar costuma ser um processo complexo e demorado, com desafios que podem prejudicar o sucesso do projeto, como:
É aqui que o Lean Inception entra em cena.
Quando o assunto é lançar uma solução digital, cada segundo conta. Tomar a decisão correta faz com que empresas ganhem tempo e competitividade, inovando antes da concorrência. Mas que tipo de inovação é realmente útil:
É nesse cenário que o Lean Inception, uma técnica ágil de construção de projetos, pode ajudar.
Neste artigo, você vai entender mais sobre o conceito e como funciona.
O Lean Inception é uma prática colaborativa criado por Paulo Caroli que ajuda a acelerar a criação de produtos digitais de sucesso e o desenvolvimento ágil de projetos de forma enxuta.
A prática faz parte da fase conhecida como Product Discovery, e visa conformar o escopo de um projeto em uma semana, sendo muito utilizada para a construção de MVP (Produto Mínimo Viável), uma versão mais simples de um produto, que reduz ao máximo custos e funcionalidades desnecessárias, reduz incertezas e consolida soluções inovadoras.
É uma etapa fundamental para validar o projeto (com organização, visão sistêmica e criatividade), direcionar times, e pensar a aceitação do produto com foco na geração de valor para os clientes, antes que ele chegue efetivamente ao mercado.
A partir de então, o seu projeto passar para a fase seguinte: lançar o produto com melhor time-to-market e maior assertividade, sem desperdiçar tempo e recursos.
Mas é possível saber se o seu projeto realmente precisa de uma Lean Inception? Quando fazer e por onde começar?
Pensando nisso, vamos explicar como funciona o Inception da add.
Se você tem um projeto que vai gerar inovação na sua empresa e busca mais clareza no escopo, mais certeza (previsibilidade) de prazos e menos desperdício de tempo e dinheiro, o Inception add pode ajudar com uma solução rápida e inteligente.
É hora de tangibilizar a estratégia com uma solução escalável para seu público por meio do uso de tecnologias como Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, entre outras.
Por isso, a add se baseia no Lean Inception para desenvolver e simplificar projetos de engenharia de software de alta complexidade que requerem integrações robustas em diversas estruturas.
O objetivo do Inception add é otimizar recursos e energia, detalhar custos e processos para mitigar riscos, organizar o projeto, e direcionar seu time para o caminho certo: comercializar um produto viável com redução de custos.
Assim, é possível construir produtos de sucesso com agilidade e assertividade poupando tempo e recursos.
Para dar visibilidade ao cliente sobre cronograma, custo, escopo e riscos do projeto, o Inception add define uma visão estratégica do produto (o que, por que, para quem e como fazer) em curto prazo: de 4 a 6 semanas em média.
O processo de Inception add conta com um time de especialistas em inovação e tecnologia que entende o desafio do cliente, analisa o cenário, avalia as oportunidades e identifica os desafios, para definir junto ao cliente um conjunto de atributos importantes (com o MVP Canvas) que impactam o planejamento e execução de um projeto de sucesso. São eles:
→ Visão do Produto
→ Objetivos de Negócio
→ Personas
→ Jornadas do Usuário
→ Services Blueprints
→ Funcionalidades
→ Matriz de Priorização MOSCOW
→ Dependências
→ Riscos e Ações de Mitigação
→ Resultados Esperados
→ Métricas de Sucesso
→ Custo e Cronograma
Cada fase é importante para criar ou reformular um produto digital antes de começar a desenvolver códigos e procedimentos.
Considerando as etapas do ciclo de vida de um projeto como Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento, no método ágil a fase de Inception seria a fase inicial do projeto, quando as áreas de TI e Negócios têm um esboço de produto em mente (MVP) e estão ocorrendo as premissas, conduzida antes dos Sprints – fase de construção. Ou quando o time não está mais alinhado com a direção inicial, caminhando em direções diferentes das orientadas inicialmente.
Portanto, é um ótimo momento para iniciar o Inception.
Desta forma, ele garante ao seu projeto:
raddar add raddar add O ano está terminando, e queremos compartilhar alguns destaques de notícias e momentos da add no…
Métricas e CX: Como medir o Sucesso na Experiência do Cliente? Métricas e CX: Como medir o Sucesso na Experiência…
Design de Serviços e CX: Como Criar Experiências Memoráveis a partir de Desafios Design de Serviços e CX: Como Criar…
© 2023 todos os direitos reservados a .add
V080323
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.