5 Estratégias Inteligentes para a Saúde Financeira da sua Empresa

A pandemia mudou o rumo de 2020, afetou a economia e acelerou o processo de transformação digital com uma nova realidade.

Assistimos diversos setores enfrentarem a escassez de clientes, de recursos, e a dificuldade em lidar com o cenário, numa corrida da tecnologia contra o tempo.

Mais do que nunca, vence quem se adapta mais rápido.

E o mesmo distanciamento social que gerou dificuldade para uns, trouxe grandes oportunidades para outros.

Segundo o IBGE, 3 em cada 10 negócios do Brasil sentiram impactos negativos da crise na segunda quinzena de agosto. Por outro lado, 28,6% afirmaram ter percebido efeitos positivos em seus negócios.

0 %
Positivo
0 %
Negativo

Enquanto setores como turismo, hotelaria e lazer foram os mais afetados, os segmentos de TI e Telecom registraram aumento do volume de serviços com a explosão de compras virtuais e atendimentos online. Afinal, mais de 11 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra na durante o período.

Isso significa que todo tipo de negócio deve estar atento às tendências de comportamento de consumo e valorizar ações que estimulem novas soluções para o mercado.

Mas qual seria o caminho mais fácil para alcançar esse objetivo?

Cuidar da saúde financeira da sua empresa! Afinal, uma gestão financeira com visão estratégica garante um fluxo de caixa equilibrado para investir em inovação e liderar!

O modelo de produção enxuta (lean manufacturing), utilizado por grande parte das startups, comprova que eliminar atividades supérfluas e canalizar toda a energia para a criação de valor é o caminho para o sucesso!

E o que fazer é o que você vai saber agora!

5 Estratégias Inteligentes de Redução de Custos por empresas ágeis:

1- Processos Otimizados (Tempo é dinheiro!)

O que é prioridade para o seu cliente? Faça essa pergunta e crie um fluxo de valor para excluir ou desburocratizar processos que não levam a lugar algum. Por exemplo: Faz sentido seguir várias etapas para responder uma reclamação no SAC? Como reduzir o tempo de espera por um produto/serviço?

É possível encurtar a jornada e melhorar e experiência do cliente?

Elimine tudo o que não agrega valor para o seu time e seu cliente, como tarefas ou reuniões irrelevantes, instruções equivocadas ou mal elaboradas. É assim que seu time ganha Agilidade e reduz custos. Afinal, tempo é dinheiro!

Com visão estratégica, você agrega valor ao seu produto e gera um retorno de investimento (ROI) a médio e longo prazo.

2- Estoque Mínimo (Menos é mais!)

Comprar além da conta não é recomendado, principalmente em cenários com economia instável. Armazenar mercadorias em estoque pode prejudicar a saúde financeira (é um capital estagnado) e causar perdas, defeitos ou danos aos produtos, além de ocupar um espaço de trabalho que poderia ser utilizado para outros fins.

Por isso, o controle de estoque é uma ação importante para a gestão financeira, já que evita desperdícios de tempo, dinheiro e esforço.

Além disso, mais produtos levam à uma movimentação excessiva de pessoas, equipamentos, produtos e ferramentas, o que aumenta as chances de danificações, de estresse e exaustão no time, o que pode – e deve– ser evitado.

Então resista às promoções e nada de aumentar o volume de compras desnecessárias!

3- Times Enxutos de Alta Performance (Menos horas extras, mais produtividade!)

O capital humano é, sem dúvidas, o maior bem da sua empresa. Cuidar das pessoas e do ambiente de trabalho, mantendo a limpeza e organização em dia, aumenta a sensação de bem-estar e estimula a produtividade.

E engana-se quem acredita que uma empresa com alta produtividade é aquela com alto número de funcionários. Isso não garante entregas mais rápidas ou de melhor qualidade, e sim fazer melhor com o que se tem.

Uma boa gestão de pessoas deve fazer parte da sua estratégia de saúde financeira do negócio, pois quando você atinge um alto nível de performance do time, amplia a capacidade de trabalho e reduz custos com horas extras ou novas contratações.

Com um time mais focado, preparado, motivado e enxuto, o valor monetário “poupado”, pode ser revertido em capacitação e desenvolvimento de habilidades, em melhorias contínuas de projetos, produtos ou serviços, e benefícios para toda a empresa!

4- Análise de Dados (Invista em TI e Cibersegurança)

Não é novidade que vivemos na chamada “Era dos Dados”. Hoje, inovar em tecnologia é pensar em Ciência de Dados. Digital não é apenas dados, é negócios. Os dados podem ser usados para oferecer uma experiência mais relevante e personalizada para o consumidor, e alavancar suas vendas de forma ágil e inteligente.

Monitorar e analisar dados é imprescindível para interpretar a realidade, mensurar demandas e performances, compreender o que gera lucro (e o que não vale a pena investir), além de colaborar com a tomada de decisões assertivas.

Mas o volume de informações produzidas e compartilhadas por segundo é imenso, o que torna impossível categorizar cada uma delas de forma manual ou por métodos tradicionais, que já não são mais efetivos.

Invista em ferramentas tecnológicas que aceleram essa análise e transforme rapidamente dados em informações relevantes para escalar o seu negócio. Sistemas de gestão e controle de custos também devem estar presentes na organização, claro.

Priorizar a cibersegurança optando por softwares que armazenam os dados (da empresa e dos clientes) de forma confiável, garante total proteção e evita custos com gestão de crise ou desgaste da marca, por exemplo.

5- Cultura Ágil (ROI + ROE)

O Agile oferece vantagem competitiva porque acelera resultados, não por ser mais rápido (o que é um mito!) mas porque foca em ciclos curtos de entregas de valor e em práticas de melhoria contínua. Dessa forma, você pode fazer ajustes e revisões a cada etapa, e não apenas no final do processo, ganhando tempo e evitando retrabalhos.

Frameworks ágeis, quando colocados em prática, geram maior qualidade no fluxo de trabalho para seus colaboradores e na entrega de resultados para o seu cliente final, que percebe isso!

A antecipação do Retorno sobre o Investimento (ROI) e do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) são previstos pela metodologia ágil, o que garante um melhor equilíbrio no seu fluxo de caixa e eleva a percepção de valor sua marca!

 

CONCLUSÃO

Existem alguns poucos frameworks mundiais para escalar a agilidade nas organizações. A maior dificuldade é que na sua maioria, foram criados com foco na área de tecnologia da informação, mais especificamente para projetos de desenvolvimento de software. Hoje, já ficou comprovado que a Agilidade traz resultados para todos!!! Conte com nosso time de especialistas em Agilidade e Inovação para ajudar você a escalar o seu negócio!

PRECISA DE AJUDA?

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS!

  • Todos
  • Blog
raddar novembro

raddar add raddar add O ano está terminando, e queremos compartilhar alguns destaques de notícias e momentos da add no…

Compartilhando ideias.

Transformando pessoas.

Desenvolvendo negócios.

São Paulo

Rio de Janeiro

Miami

© 2023 todos os direitos reservados a .add

V080323

PRECISA DE AJUDA?

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS!