Ser leal a marca − e não só fiel a um produto ou serviço − é um dos maiores desafios atuais. Hoje, não compramos produtos ou serviços. Consumimos experiências. Vivenciamos histórias. Criamos memórias.
Já não basta ser ‘Top of Mind’. Para conquistar a preferência do consumidor é preciso ganhar espaço em seu coração, prática que deu origem ao termo ‘Top of Heart’.
Quem pisar nesse terreno − profundo, líquido e faceiro − certamente terá fiéis escudeiros e defensores da marca, os chamados Brand Lovers. São eles que farão a melhor propaganda de todos os tempos (de graça e mais poderosa do que o Google!) para a sua empresa: o famoso boca-a-boca, ou marketing de referência, e vão criar conteúdo nas ruas ou nas redes, espontaneamente.
Tal conteúdo é tanto um “termômetro” da satisfação dos clientes atuais quanto uma oportunidade para fortalecer e divulgar exponencialmente o branding de forma natural. Então, cuide de cada etapa, de cada detalhe. Envolva, conquiste, encante e valorize.
Não é à toa que as marcas mais amadas atuam em campos que envolvem emoções dos consumidores. O que elas têm em comum?
Segundo o The Love Index 2016, ranking da Accenture Interactive, relevância, propósito e engajamento são características comuns às marcas. A pesquisa comprovou que Netflix, Apple e Google são as queridinhas do planeta.
No Brasil, Youtube e Google ocupam o segundo e terceiro lugar, depois do serviço de stream. Whatsapp, Sony, Apple e Samsung também foram citadas pelos brasileiros no estudo.
Para conquistar brand lovers, pergunte-se:
1) Como promover uma experiência encantadora ou disruptiva?
2) O que fazer para diferenciar meu negócio no mercado?
3) Como o guest pode voltar a consumir?
E então, prepare-se para impactar:
• Preocupe-se com a jornada de compra (desde o pré ao pós atendimento) e não esqueça a importância do User Experience (UX);
• Conheça seu público. Analise e resolva as necessidades do cliente (física, emocional ou racional) e se prepare para ampliar o fã clube da marca!
• Cada detalhe comunica: cheiros, sabores, sons, cores… O marketing sensorial é o aliado ideal para encantar seu guest! Use-o a seu favor e promova sensações positivas e inesquecíveis.
Ser leal a marca − e não só fiel a um produto ou serviço − é um dos maiores desafios atuais. Hoje, não compramos produtos ou serviços. Consumimos experiências. Vivenciamos histórias. Criamos memórias.
Já não basta ser ‘Top of Mind’. Para conquistar a preferência do consumidor é preciso ganhar espaço em seu coração, prática que deu origem ao termo ‘Top of Heart’.
Quem pisar nesse terreno − profundo, líquido e faceiro − certamente terá fiéis escudeiros e defensores da marca, os chamados Brand Lovers. São eles que farão a melhor propaganda de todos os tempos (de graça e mais poderosa do que o Google!) para a sua empresa: o famoso boca-a-boca, ou marketing de referência, e vão criar conteúdo nas ruas ou nas redes, espontaneamente.
Tal conteúdo é tanto um “termômetro” da satisfação dos clientes atuais quanto uma oportunidade para fortalecer e divulgar exponencialmente o branding de forma natural. Então, cuide de cada etapa, de cada detalhe. Envolva, conquiste, encante e valorize.
Não é à toa que as marcas mais amadas atuam em campos que envolvem emoções dos consumidores. O que elas têm em comum?
Segundo o The Love Index 2016, ranking da Accenture Interactive, relevância, propósito e engajamento são características comuns às marcas. A pesquisa comprovou que Netflix, Apple e Google são as queridinhas do planeta.
No Brasil, Youtube e Google ocupam o segundo e terceiro lugar, depois do serviço de stream. Whatsapp, Sony, Apple e Samsung também foram citadas pelos brasileiros no estudo.
Para conquistar brand lovers, pergunte-se:
1) Como promover uma experiência encantadora ou disruptiva?
2) O que fazer para diferenciar meu negócio no mercado?
3) Como o guest pode voltar a consumir?
E então, prepare-se para impactar:
• Preocupe-se com a jornada de compra (desde o pré ao pós atendimento) e não esqueça a importância do User Experience (UX);
• Conheça seu público. Analise e resolva as necessidades do cliente (física, emocional ou racional) e se prepare para ampliar o fã clube da marca!
• Cada detalhe comunica: cheiros, sabores, sons, cores… O marketing sensorial é o aliado ideal para encantar seu guest! Use-o a seu favor e promova sensações positivas e inesquecíveis.