Multinacional líder em soluções de tecnologia de imagem

Cliente:

Multinacional líder em soluções de tecnologia de imagem

Desafio:

Sensibilizar os times sobre o processo de transformação ágil por meio de um programa imersivo de Design Thinking

Resultado:

Implantação de processos de cocriação para desenvolvimento e repaginação de produtos e serviços

Multinacional de tecnologia de imagem utiliza Design Thinking para cocriação de novos produtos e serviços

DESAFIO

Com a mudança do comportamento e das necessidades do mercado, uma multinacional líder de mercado em soluções de tecnologia de imagem optou por firmar uma parceria com seus clientes para descoberta e cocriação de novos produtos e serviços.

O desafio da .add foi sensibilizar os profissionais da empresa sobre o processo de transformação ágil por meio de um programa imersivo de Design Thinking além de moldar as características comportamentais (soft skills) do time e aplicar técnicas para formar agentes de inovação, viabilizando o contato com conceitos e práticas que estimulam a melhoria da comunicação e eficiência operacional da organização.

A abordagem utilizada também apoiou a aplicação prática de conceitos e a identificação dos ‘evangelizadores’ (aqueles que atuam na facilitação e multiplicação dos conceitos e práticas ágeis para toda a organização) e a mudança de mindset dos profissionais, tão necessária para fixação de conhecimento e comportamentos num time criativo e engajado.

 

SOLUÇÃO

Realizamos um programa com duração de 20 horas durante dois dias de imersão intensa, com foco nos conceitos de identificação de oportunidades a partir das necessidades e nas descobertas em conjunto com o público alvo, bem como nos conhecimentos técnicos que viabilizaram a materialização da proposta.

Na primeira parte do treinamento, constituímos times heterogêneos, compostos por colaboradores de diversos setores da empresa que atuaram por todo tempo em equipe.
Desde o início, o conceito de time e propósito único foram estabelecidos e abordados em todas as fases do processo (como empatia, definição, ideação, prototipação e testes), e também foram aplicadas 21 ferramentas para atuação, com contextos e exercícios práticos.

Já na segunda parte − com os conceitos e o conhecimento sobre as ferramentas fixados − partimos para a prática dos processos em cases sugeridos, que abordaram necessidades do dia a dia, perfil do público impactado, utilização das ferramentas para as validações de hipóteses, definições e ideações para solução de cada caso.

Finalizamos o treinamento com a apresentação dos cases e soluções propostas, momento que os times (através de protótipos, encenações e dissertações) fizeram suas considerações sobre o processo de construção de soluções e o caminho traçado até o produto final.

RESULTADO

Conforme o planejamento, os resultados foram imediatos. Os participantes do treinamento aplicaram as técnicas e ferramentas abordadas no programa Design Thinking Extreme (DTX) com êxito, repaginando produtos e serviços já existentes e envolvendo os guests (internos e externos) em todo o processo de cocriação de novos produtos e serviços.
O sucesso foi tanto, que os gestores o apresentaram os resultados do programa na rede global da empresa, com o reconhecimento dos resultados obtidos.

Após o período do treinamento, realizamos outros programas em parceria com a empresa, como o workshop de Customer Experience para a área comercial em seu kick-off, entre outras atividades em parceira com as áreas de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação.