Mais Sulamérica

Cliente:

SulAmérica

Desafio:

Reduzir ao mínimo os desperdícios, retrabalhos, a lentidão e o alto custo das entregas causados pela burocracia aplicada aos procedimentos

Resultado:

Método Agil Interativo SulAmerica (MAiS), com a proposta de incluir a transformação ágil na SulAmérica, priorizando um novo mindset, a qualidade da entrega e a satisfação do cliente.

Método Ágil Interativo SulAmérica (maiS) transforma cultura e marca o início do Agile

DESAFIO

Em 2016, a SulAmérica sinalizou a necessidade de inserir o conceito de inovação na empresa para liquidar gap nas entregas (produto), aperfeiçoar processos (metodologia) e transformar pessoas (comportamento).

Reduzir ao mínimo os desperdícios, retrabalhos, a lentidão e o alto custo das entregas causados pela burocracia aplicada aos procedimentos, foi o principal desafio, após o mapeamento do cenário corporativo.

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O diagnóstico do contexto nos permitiu iniciar o projeto pela área de Saúde da instituição com a proposta de implementar soluções de negócios ágeis, o que resultou na cocriação de um método totalmente inovador e interativo, o maiS.

SOLUÇÃO

Técnicas de Design Thinking e do método “scrumban” (scrum+ kanban foram aplicadas e um MVP (mínimo Variável do Produto) elaborado para direcionar a estrutura de tecnologia ligada à área de Saúde ao desenvolvimento ágil.

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Utilizamos user stories para inovação de softwares, além de dinâmicas de grupo para identificar lideranças e gerar valor através de mudanças comportamentais. Conceitos como lean startup, lean manufactoring e change management estiveram presentes na segunda etapa de imersão.

Com a elaboração do MVC (Minimo viable Chance) foi possível garantir o mínimo necessário para impactar e promover mudanças (sem rupturas, mas geradoras de valor) de mindset na cultura organizacional.

Para replicar e escalar essa nova cultura do Agile, foram identificadas as “peças chaves” do time, os chamados evangelistas. Tal análise comportamental, realizada através do mapeamento do perfil de steakholders da estrutura (baseada em valores, crenças e atitudes), possibilitou nomear com precisão os evangelistas como os responsáveis por carregarem a ‘bandeira da agilidade’ na organização.

Uma capacitação personalizada permitiu treinar a equipe e cocriar um método inovador e exclusivo de Agilidade.

Assim nasceu o Método Agil Interativo SulAmerica (MAiS), com a proposta de incluir a transformação ágil na SulAmérica, priorizando um novo mindset, a qualidade da entrega e a satisfação do cliente.

Mentoria e coaching formaram a dupla perfeita para garantir a adesão do método e verificar a performance do time e dos resultados aplicados pelos evangelistas.

RESULTADO

Já nos primeiros 15 dias de imersão, foi possível perceber resultados positivos e uma mudança inicial de mindset dos participantes.

Um dos pontos altos do método maiS é o Workplace, ação que retirou cerca de 200 pessoas do cenário físico da empresa e as transferiu para um novo local de trabalho no contexto Agile. Esse time demonstrou um alto desenvolvimento e produtividade, confirmando o sucesso do programa.

O maiS se tornou uma marca na empresa, valorizando a cultura do Agile e promovendo novas práticas corporativas, num processo interativo e cíclico, onde a ordem é: criar, lançar, medir, aprender e melhorar. Incessantemente.