Canon

Cliente:

Canon

Desafio:

Sensibilizar os profissionais sobre o processo de transformação ágil por meio de um programa imersivo de Design Thinking

Resultado:

Os participantes do treinamento aplicaram as técnicas e ferramentas abordadas no programa Design Thinking Extreme (DTX) com êxito

Canon usa Design Thinking para cocriação de novos produtos e serviços

DESAFIO

Com a mudança do comportamento e das necessidades do mercado, a Canon optou por firmar uma parceria com seus clientes no sentido de descoberta e cocriação de novos produtos e serviços.

Nosso desafio foi sensibilizar os profissionais sobre o processo de transformação ágil por meio de um programa imersivo de Design Thinking e moldar as características comportamentais (soft skills) e técnicas do time para formar agentes de inovação na empresa, viabilizando o contato com conceitos e práticas que estimulam a melhoria da comunicação e eficiência operacional da organização.

A abordagem também apoia a aplicação prática de conceitos e a identificação dos ‘evangelizadores’ (aqueles que atuam na facilitação e multiplicação dos conceitos e práticas ágeis para toda a organização) e a mudança de mindset dos profissionais, tão necessária para fixação de conhecimento e comportamentos de um time criativo e engajado.

 

SOLUÇÃO

Realizamos um programa com duração de 20 horas durante dois dias de imersão intensa, com foco nos conceitos de identificação de oportunidades a partir das necessidades descobertas em conjunto com o público alvo e nos conhecimentos técnicos que viabilizaram a materialização da proposta.

Na primeira parte do treinamento, constituímos times heterogêneos, compostos por colaboradores de diversos setores da empresa que atuaram por todo tempo em conjunto.

Desde o início, o conceito de time e propósito único foram estabelecidos e abordados em todas as fases do processo (como empatia, definição, ideação, prototipação e testes), e também 21 ferramentas para atuação, com contextos e exercícios práticos.

Já na segunda parte, com os conceitos e o conhecimento sobre as ferramentas fixados, partimos então para a aplicação prática dos processos em cases sugeridos, os quais abordaram necessidades do dia a dia, perfil do público impactado, utilização das ferramentas para as validações de hipóteses, definições e ideações para solução de cada caso.

Finalizamos o treinamento com a apresentação dos cases e soluções propostas, momento que os times através de protótipos, encenações e dissertações explicaram suas considerações sobre o processo de construção de cada solução e o caminho traçado até o produto final.

 

RESULTADO

Conforme o nosso planejamento, os resultados foram imediatos. Os participantes do treinamento aplicaram as técnicas e ferramentas abordadas no programa Design Thinking Extreme (DTX) com êxito, repaginando produtos e serviços já existentes, envolvendo os guests (internos e externos) em todo o processo e cocriando novos produtos e serviços junto com os guests.

O sucesso foi tanto, que os gestores o apresentaram na rede global da Canon, com o reconhecimento dos resultados obtidos. 

Após o período do treinamento, realizamos outros programas em parceria com a empresa, como o workshop de Customer Experience para a área comercial em seu kick-off, entre outras atividades em parceira com as áreas de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação.